REMINISCÊNCIAS DE GRAMADO

 


Acabou o passeio; estamos de volta à vida normal.

Graças a Deus, diga-se de passagem; sou daqueles muito caseiros. Costumo dizer que acho viajar a segunda melhor coisa do mundo; a primeira, com certeza, é voltar pra casa.

Estivemos, por 9 dias, em Gramado. Na volta, passamos quase um dia em Porto Alegre; nem deu pra conhecer. Só estivemos no Embarcardero, um lugar muito bonito, cheio de bares e restaurantes, à beira do rio.

Falemos, portanto, de Gramado; um lugar que nos deixou boas recordações e, confesso, em algumas vezes me levou a filosofar. Este, aliás, é um velho hábito, que não consigo abandonar; e a causa deste blog.

Fomos, por exemplo, ao Sky Glass: uma plataforma a 360 metros de altura, com piso de vidro, para que se possa apreciar a bela paisagem do cânion, ao fundo qual corre o Rio Caí; um lugar realmente encantador.

Seria um passeio perfeito, não fosse um pequeno problema: a superlotação da plataforma, tão repleta de pessoas que, confesso, me pareceu ter o metro quadrado mais disputado do País; e cada uma delas tirando muitas fotos.

Foi aqui, que surgiu o pensamento filosófico: antigamente, tirávamos fotos para recordar bons momentos vividos. Hoje, é para divulgar nas redes sociais; e isso, às vezes, faz com que os momentos já não sejam tão bons.

Ou seja: talvez estejamos trocando a alegria de viver, pelo prazer de mostrar; a delícia simples de passar bons momentos, pela satisfação de mostrar que os tivemos. E, talvez por isso, já não sejam tão bons: neles não estamos inteiros.

Um bom exemplo foi o Sky Glass: era tanta gente tirando fotos, que não dava para curtir o momento, nem fazer boas fotos. Isso, sem contar que me assustava um pouco o número de pessoas em cima de vidro, a 360 metros de altura.

Para piorar, o rio lá em baixo se chama Caí. Convenhamos: não é de molde a tranquilizar ninguém e, para o velho nordestino aqui, tirou um pouco a graça do passeio; só fiquei sossegado quando saímos do vidro e bebemos um chopp.

Mas, como eu disse, foi apenas um ataque de filosofia: vivemos muitas coisas boas; que, por sinal, estão registradas em fotos, que vou salvar no computador, embora já estejam salvas nas memórias de nós dois.

Gramado vai ficar em nossas lembranças, por muito tempo: o friozinho gostoso, a chama acolhedora dos aquecedores nas mesas dos restaurantes, a comida deliciosa, o vermelho vivo dos vinhos e o seu sabor em nossas bocas.

Estivemos nas Olivas de Gramado, nos Jardins do Amor, no Parque dos Dinossauros, na Roda de Canela, no Space Adventure; conseguimos sobreviver (bem!) aos 20 graus negativos do Mundo Gelado, provamos cuca e pretzel.

Na véspera da partida, assistimos ao Nativitaten; e, no mês de novembro, o Natal se fez em nossos corações. Foi o maior espetáculo ao vivo a que já assisti, e a única palavra para definí-lo é "magnífico"; não encontro outra. 

Obrigado, Gramado. A viagem foi inesquecível!

Vídeo

Comentários

  1. Me alegra que lo pasaran bien. Te mando un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, amiga, foram dias muito bons! Meu abraço, obrigado, bom fim de semana.

      Excluir
  2. Que bom que gostaram de Gramado que é linda, mas nós que somos daqui , não a visitamos quase em épocas de muitas programações. Preferimos a tranquilidade ! Fico feliz que aproveitaram bem e dá mesmo medo o Sky Glass.
    Boa volta à rotina. Pra nós essa volta está danada. Saímos do calor, sol ,tempo sempre bom e estamos no frio, chuva, ciclone...Afff... Mas é assi m a vida! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a tua posição, Chica; a Lavagem do Bonfim atrai milhares de pessoas, mas para mim, que morava no bairro, a festa era um pesadelo. ;) Oxalá logo se firme o tempo por aí, amiga; a tua terra é linda! Meu abraço, obrigado, bom fim de semana.

      Excluir
  3. Hola, amigo Flávio. Me alegro mucho de que halláis disfrutado de ese bonito viaje, y quiero deciros que sois unos valientes por haber caminado por esa pasarela con suelo de cristal, cosa que yo no haría ni por todo el oro del mundo, me tienen que emborrachar de cervezas o vinos para que no me de cuenta de nada. Y tomo nota de Gramado para en cuanto pueda visitarla.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a visita, Manuel, acredita. E saiba, amigo, que as suas postagens me despertam muita vontade de conhecer Sevilha! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Boa tarde e bom início de semana meu querido amigo Flávio. Aproveitem bastante, meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde de Paz, amigo Flávio!
    Fico feliz que tenham tido dias felizes, com bons passeios, bons vinhos e tantas coisas boas por lá.
    É um lugar encantador que nos dá a impressão de que estamos na Europa...
    O show de Natal é um encanto, pura magia.
    Tenham dias descansados no retorno!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você disse, Rosélia: um lugar encantador, que nos remete à Europa; o Nativitaten e a cidade são pura magia! Bom fim de semana, amiga; meu abraço.

      Excluir
  6. Beautiful photo. Glad you enjoyed it. Warm greetings from Montreal, Canada ❤️ 😊 🇨🇦

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que você gostou também, Linda! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  7. Bom dia, Flávio
    Viajar é muito bom, são momentos que guardamos na memória e é muito enriquecedor, linda foto, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lucinalva: viagens são uma fonte de cultura... e um prazer também, não é? ;) Bom fim de semana, meu abraço; obrigado.

      Excluir
  8. Oi Flávio, eu também sou assim, amo ficar em casa, mas, mesmo com um transtorno aqui e outro ali, é bom sairmos um pouco de casa...nossa mente precisa...abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom, Ana Lúcia: como eu disse, acho que viajar é a segunda melhor coisa da vida! ;) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  9. As viagens são momentos e memórias que ficam para sempre registados!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São, Isy; e como alargam os nossos horizontes! Bom fim de semana, obrigado; meu abraço.

      Excluir
  10. Como tu, adoro viajar, mas também adorooo o regresso a casa.

    Compreendo a tua inquietação de estar sobre vidro com muitas pessoas e o enfado de superlotação de criaturas que só pensam em tirar fotos sem realmente viverem o momento e impedindo, o que é pior, os outros de o fazerem.

    Abraço , meu amigo, bom resto de semana e feliz regresso à rotina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita, São; bem sei que és assim. :) E também não entendo as pessoas que preferem exibir ocasiões, a desfrutar dos bons momentos. :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  11. Boa noite Amigo Flávio,
    É uma satisfação saber que passou belos momentos, com sua linda esposa, visitando locais maravilhosos e desfrutando da melhor forma possivel esses nove dias de férias. Sítios altos também me dão medo;))!
    Enquanto pudermos devemos aproveitar momentos como esses .
    É o melhor que podemos fazer: viajar e desfrutar das belezas e gostusuras que alegram os nossos dias.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram dias maravilhosos, Emília, obrigado. Momentos assim, fazem vida valer a pena! Bom fim de semana, amiga; meu abraço.

      Excluir
  12. Flavio,
    Ainda vou ler toda essa publicação
    e voltarei para comentar. Mas vim
    mesmo para deixar um endereço
    que aprecio ler por lá. Se desejar
    conhece o espaço, o autor é sensacional:
    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
    Se for conhecer, depois me diz lá
    no Espelhando.
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas