CONDOMÍNIO COSTA AZUL - ILHÉUS (II)

 


O seu mundo gira, necessariamente, em torno de você.

Não pode ser diferente. Porque, para você, o mundo é o que você percebe; depende de suas percepções e impressões, de suas ideias e opiniões, de seus sentimentos e emoções.

Tudo depende de você; de como você é, pensa, acredita, sente e reage. São, principalmente, as suas reações que vão determinar o rumo da sua vida; suas escolhas definem você.  

Você não controla o que lhe acontece; o que os ventos da sorte (ou a falta dela) trazem ao seu caminho. Mas pode controlar as suas reações aos fatos; e essas reações fazem o seu futuro.   

Dentro dessa lógica as pessoas são, para, para você, o que você permite que sejam: você pode amá-las ou não, odiá-las ou não, ser-lhes indiferente ou não. Tudo depende de você.

E, como as pessoas, também as coisas ou situações; tudo depende de você: de como você se sente, em relação a tudo e a cada uma. Você pode sentir-se preso a elas, ou livrar-se delas.

Quando digo preso ou livre, não me refiro a amor, amizade ou outros afetos. Os bons sentimentos não nos prendem; apenas ligam. O grande problema está nos sentimentos ruins.

A inveja, o rancor, o ódio, a raiva, a revolta e a mágoa, são exemplos: prendem as pessoas, de um jeito ruim, prejudicando a saúde física e mental. Uma prisão nunca é boa coisa, não é?

Não gosto de me sentir ligado a ninguém, senão por sentimentos bons, que me façam feliz; preso, nunca. Acho que precisamos não ter correntes nos pés, para que a alma possa voar, livre.

Por isso, resolvi terminar a novela da moradia. Afinal, nenhuma paisagem vale a paz de espírito; e, graças a Deus, não preciso renunciar a meu valioso sossego para morar em lugar nenhum.

Com a alma livre, disse adeus ao Condomínio Costa Azul. Mudei para outro apê, também perto da praia; por isto, inclusive, não postei na sexta passada: a Claro demorou de vir instalar a internet. 

Gostaria de poder dizer que saí de boa, sem sentir absolutamente nada. Mas é sempre difícil renunciar a um sonho, e morar "pé na areia" é um sonho antigo; talvez ainda o possa realizar. 

Porém, cada pessoa tem os seus princípios e a sua educação. Prefiro não deixar que me tirem a paz, ou subvertam os meus valores; nem mesmo para ir atrás do brilho de um sonho.

Pelo menos, alguns saíram ganhando: eu, que me livrei de um aborrecimento constante; o cara do ar condicionado e o do caminhão, que faturaram duas vezes em menos de um mês.

E talvez tenha valido a pena: agora, que o registro foi feito, talvez a moradora pense duas vezes, antes de incomodar os outros; e a síndica pense duas vezes, antes de proteger as amigas.

É bom pensar que posso ter ajudado o próximo morador do apê. E, por tabela, o proprietário; ele não vai manter nenhum inquilino, se essa situação continuar. É muito difícil morar ali!

Adeus, Condomínio Costa Azul.

Vídeo

Comentários

  1. Creio tua decisão a de vocês foi acertada! Nao vale estar num.lugar onde maus sentimentos nos incomodam! Fizeram bem! A vida voa e não vale a pena viver com gente que de picuinhas gosta! Sejam muito felizes nessa nova morada! Boa sorte! Abração, chica🍀🍀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito, Chica. Já diz um velho ditado: quem se mistura com porcos, farelo come; eu prefiro curtir a vida, que é curta e não deve ser desperdiçada. ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Me alegra que estés bien y tienes razón estar en paz es lo mejor si note gusta un lugar es mejor ir a otro. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem, sim, JP; graças a Deus. A idade nos ensina que a melhor coisa do mundo é viver em paz. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá, amigo Flávio!
    A maioria das vezes, perder é ganhar.
    Haja visto que sofremos para experimentarmos a alegria depois.
    A libertação não tem preço.
    Quase passei pelo mesmo quando vim para onde resido. Contornei, perdi dinheiro para que ficasse em condição. O meu não foi vizinhança não sociável, foi o mofo.
    Tenha paz e dias abençoados com o pé na areia e sua amada juntinho tal Jorge Amado!
    Abraços fraternos de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rosélia, e você tem razão: a liberdade não tem preço. Não há porque nos prendermos a pessoas ou sentimentos mesquinhos. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Olá, Flávio
    Desejo tudo de bom neste novo apartamento, um lugar de paz é bom demais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Lucinalva; estamos adorando, sim; a paz é tudo de bom! Bom fim de semana, obrigado; meu abraço.

      Excluir
  5. I think 🤔 you did the right thing, Flavio. I wish you good health and happiness 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito, Linda; e de coração retribuo os seus votos. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  6. Acredito que vocês fizeram a coisa certa;
    apesar dos gastos... ainda bem que vocês puderam se mudar imagina
    viver em um lugar próprio dessa maneira? com certeza o proprietário vai ter que se posicionar.
    Apesar de gostar das minhas plantas Eu ainda só não moro de aluguel de estado em estado pois ainda tenho essa estrutura que requer cuidados; mas o dia que alguém assumir ou tiver um novo proprietário eu e Rafael a cada um ano estaríamos em locais diferentes, kkk, ciganos, kkk.
    Há a maior parte da minha família é da Bahia, k. Meu pai já é falecido mas suas terras eram desse estado.
    Paz e Bem a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que você é meio baiana, Janicce. :) E você tem razão em não mudar: pelo que vejo de sua casa, parece um Paraíso. Que você e o Rafael realizem os seus sonhos, amiga; mas eu sentiria falta das plantas! ;) Bom fim de semana, obrigado; meu abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde e uma excelente terça-feira. Paz e muita saúde. Infelizmente não conheci o centro da cidade de Ilhéus. Só fui até a rodoviária. Obrigado pela visita e comentário. Espero retornar a Ilhéus e conhecer suas praias e sei centro histórico. Conheci os centros históricos de Porto Seguro, Salvador e Santa Cruz Cabrália. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando quiser aparecer, Luiz, é só avisar: conheço bem Ilhéus, Porto Seguro, Salvador e Cabrália, amigo! Meu abraço, obrigado, bom fim de semana.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Cada dia que passa, Isy, mais me convenço disso! :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  9. Boa noite Amigo Flávio,
    Ninguém merece viver sofrendo importunado pelos vizinhos, quando procura o sossego realizando um sonho.
    Fizeram muito bem em procurar alternativa e assim se livrarem desse pesadelo.
    Desejo as maiores felicidades nesse novo Apê.
    Desfrute amigo e esqueça o acontecido.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emília! Estamos adorando aqui, sim; minha pressão voltou ao normal, e nem sei porque esquentei a cabeça tanto tempo! ;) Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  10. Gostei de conhecer mais sobre este lugar! As tuas partilhas são sempre ricas em detalhe e despertam curiosidade por descobrir mais.

    Com amor,
    Daniela Silva 🩷🦋
    alma-leveblog.blogspot.com — espero pela tua visita no blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniela! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

      Excluir
  11. O meu aplauso de pé, embora não me surpreenda a tua decisão.

    Que as criaturas envolvidas tenham aprendido a lição, espera-se.

    Meu Amigo, te desejo a total realização do sonho nessa nova casa.

    Forte abraço .


    Ah! Adorei a foto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de também ter essa esperança, São, mas acredito que serei o único a aprender com o episódio; é preciso ter humildade e princípios, para aceitar as lições que a vida nos traz. Obrigado pelos votos, que retribuo de coração; e a imagem é realmente linda, não é? Meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  12. Caro Flávio, foi de certeza a melhor decisão.
    Nada como estarmos em paz no sitio que nos é lar.
    Muitas alegrias para a nova casa.
    Excelente escolha musical. You Raise Me Up
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito, Maria; quem não encontra a paz em sua própria casa, dificilmente a encontrará em outro lugar. Obrigado pelos votos e concordamos: essa música é linda, sim! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  13. Eu adoraria viver numa casinha na montanha junto a um lago!
    Flávio nunca desista dos seus sonhos, mesmo estando tudo virado do avesso, tudo tem um significado e um sentido nesta vida. Nunca deixe de acreditar em si mesmo. Porque é dentro de si que moram todas as suas respostas.
    Sorrisos de luz!
    😽😽😽Megy Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desisto não, Megy; sou sonhador por índole. A propósito: continuo morando perto da praia; só um pouco menos perto. ;) E concordo contigo: é dentro de nós, que encontramos as nossas respostas. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  14. Es verdad cada uno percibimos las cosas según sentimos Cada persona es un mundo y sus circunstancias.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim é, Maria: cada um de nós reage às circunstâncias do seu próprio mundo. Meu abraço, obrigado; boa semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas