FELIZ PÁSCOA!

 


Mais uma vez, chega a Páscoa.

Mais uma vez, vamos trocar ovos de chocolate, falar de renascimento, amor e paz. Assim como no Natal falamos de Deus e de Cristo, trocamos presentes, enfeitamos as nossas casas, armamos nossos presépios e acendemos nossas árvores.

Enquanto isso, continuam a guerra na Ucrânia e o morticínio na Palestina; seguem as deportações nos Estados Unidos e as discussões políticas no Brasil; persistem as brigas e homicídios entre torcidas, as agressões e mortes e os feminicídios.  

É assim ano após ano, desde que sou menino; e já estou chegando aos 77. Falamos de amor, paz e fraternidade; de tolerância, compreensão e perdão. Essas palavras são constantes nas bocas e cada vez mais raras nos corações.

Hoje republiquei, n'O Árabe, um texto sobre a Páscoa, que escrevi em 2021, falando sobre a desunião e a incompreensão entre os seres humanos; sobre solidariedade, perdão de ofensas e tentativas para convivermos melhor.

O que me impressionou foi que não precisei modificar uma única palavra; e, se o tivesse feito, seria para torná-lo ainda mais incisivo. Parece que, quanto mais o tempo passa, as coisas se tornam piores aqui neste nosso mundinho velho.

Não sei quando se deu a primeira guerra entre os homens, e estou com preguiça de pesquisar no Google; mas tenho certeza de que foi há muito, muito tempo. E sou capaz de apostar que a primeira briga ocorreu com a primeira divergência.

Brigamos por tudo! Se alguém lembrar as Cruzadas, vai perceber que chegamos ao absurdo de nos matar em nome de Deus; ou de Alá. Como se pode matar em nome do Coração do Universo, que dizemos ser todo amor, paz e benevolência?!

Até parece que a violência é natural no homem; que, milhões de anos depois, ainda não conseguimos superar o animal em nós! As Cruzadas foram substituídas pela luta entre religiosos, mas ainda brigamos em nome de Deus!

A violência, cada vez mais, ganha as ruas e os campos de batalha. São as drogas, os assaltos, as agressões às minorias ou os assassinatos em brigas de trânsito. Somos prisioneiros do medo: de motoqueiros, de transeuntes, de tudo!

Enquanto brigamos, a ciência continua fazendo grandes avanços em todos os campos: a comunicação nos interliga, a medicina vence mais doenças e prolonga a vida. Entretanto, vivemos sós e morremos em episódios violentos.

Acho que já passou (e muito!) da hora de pensarmos seriamente sobre o assunto. Não por uma questão de religião; de bondade, ou de ganharmos o paraíso, mas simplesmente por inteligência, para que possamos viver melhor.

Porque ninguém é uma ilha; a verdade é que vivemos juntos, neste mundo. Fronteiras, idiomas, religiões, classes sociais, níveis escolares, são coisas que criamos, para organizar a convivência; e acabam nos afastando uns dos outros.

No fundo, somos todos irmãos; companheiros de viagem. E, quanto mais nos unirmos, melhor se tornará a jornada; um ajudando o outro, com certeza a viagem se tornará mais fácil e todos chegaremos mais longe, mais rapidamente.

Você também acha? Então... feliz Páscoa!

Vídeo

Comentários

  1. Respostas
    1. Grato, JP; espero que tenha sido ótima a tua Páscoa, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  2. Com certeza estamos todos na mesma viagem e quanto mais um ao outro ajudar, melhor!
    Obrigadão pelo carinho e conforto pela perda da Tânia que descansou...Cansou, chegou a hora! Triste, mas seguindo a vida como ela mesmo queria !


    Que a Páscoa de vocês seja abençoada, alegre e feliz !
    🐰🌸🐰🌸🐇🌸🐇🌸

    abraços, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São notícias que nos entristecem, mesmo, Chica. :( Mas também nesse ponto, a vida é uma viagem: o principal não quanto dura, mas como a fazemos. Tenho certeza que a Tânia descansou, sim; que Deus conforte vcs e sigamos em frente! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá, amigo Flávio!
    De fato não somos ilhas, precisamos conviver em paz.
    Viver pelo amor ao Doador da vida.
    Tenha uma Oitava de Páscoa abençoada e feliz!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você disse, Rosélia: viver pelo amor, que é a essência do Doador da Vida! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

      Excluir
  4. Espero que a Páscoa tenha sido boa! Aproveito para desejar uma boa semana!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Isy; desejo que também a tua Páscoa tenha sido ótima, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. Estamos em período de transição entre Eras de milhares de anos e as mudanças são sempre conturbadas. Esperemos que quando se estabilizar , seja num nível bem mais alto do que aquele alcançado na Era terminada.

    Cito Alphonse Karr : " Acredito no Deus que fez os homens, não no deus que os homens fizeram ".

    Para ti e quem amas , continuação de feliz período pascal, meu Amigo.

    Abraço com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, São. Concordo inteiramente com o Karr; às vezes, tenho a sensação que os homens tentam criar Deus à sua semelhança. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  6. Flávio,
    Como sua publicação
    é apropriada e atual.
    Tanto aqui como lá n'!O
    Árabe.
    Há um verso na Bíblia que
    diz "No que depender de vós,
    tende paz com todos".
    Infelizmente não depende
    só da gente, porque vivemos
    no coletivo, ainda que cada um
    no seu quadrado.
    Uma vez fui visitar uma
    pessoa em uma clinica
    de recuperação, e na
    entrada, antes de passar
    pelo portão havia um grande
    escrito:
    " Nada muda, se você não mudar."
    O interessante é que na saída,
    no mesmo lugar, só que de frente
    para quem saía, havia a frase:
    "Nada muda, se você não mudar.!
    Fato. O lembrete valia para quem
    chegava, mas também para quem
    saía, a regra da vida é a mesma.
    É triste que na maioria das vezes
    preferimos transferir
    responsabilidades usando a
    a frase de Sartle:
    " O inferno, são os outros(...)"
    Obs: A essa altura a Páscoa
    já foi ótima, não é mesmo?
    Bjins
    CatiahôAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, Catiaho; como espero que tenha sido a sua amiga! E acho que você toda razão no que comenta; a grande questão é que esperamos que as coisas mudem à nossa volta, quando é em nós que a mudança precisa começar! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

      Excluir
  7. Boa tarde, Flávio
    Viver em união é um belo aprendizado, que possamos sempre ajudar o próximo. Jesus ressuscitou e vive eternamente em nossos corações, Feliz Páscoa! Obrigada pelas felicitações lá no blog, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que sempre tento, Lucinalva: viver em paz com os outros, e preservar em meu os ensinamentos do Mestre! Espero que a sua Páscoa tenha sido ótima, amiga; meu abraço, obrigado, bom fim de semana.

      Excluir
  8. Boa tarde Amigo Árabe,
    Uma pena que cada vez mais o individualismo impere.
    Como seria bom se uníssemos as mãos e caminhássemos todos no mesmo sentido.
    Não sei o que vai no pensamento dos homens, que cada vez mais semeiam violência, guerra, e tentam aterrorizar os outros sempre com ideias malignas.
    Tenhamos fé e esperança num mundo melhor e que os homens possam mudar suas consciências em favor do bem exda paz.
    Beijinhos e que sua Páscoa tenha sido muito feliz e abençoada junto com sua família.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas