SOBRE AUTOESTIMA

 



De certa forma, existem três versões de cada pessoa.

Uma é aquilo que nós mesmos pensamos de nós; outra, aquilo que os outros pensam de nós; e a terceira, aquilo que realmente somos. E o interessante é que nenhuma dessas versões é igual a uma das outras.

Afinal, cada um se julga melhor do que é; e tendemos a julgar os outros piores do que são: faz parte da natureza humana, infelizmente. Não basta sabermos que somos diferentes; queremos nos julgar melhores.

E, uma vez que conhecemos os nossos defeitos, precisamos achar defeitos nos outros; quando não encontramos, muitas vezes colocamos. Alguma coisa assim como o policial que "planta" indícios, para inculpar alguém.

Porque cada pessoa tem as suas próprias características e os seus próprios parâmetros; e "normal" é apenas o parâmetro da maioria da comunidade. Em um campo de nudismo, seria normal alguém andar vestido?

Por isto, confesso, não ligo muito para opiniões que outros tenham de mim; apenas me afeta o que pensam aqueles de quem realmente gosto... e, mesmo assim, com limites. Eu ouço, sim, mas... sou eu que decido.

Este é o conceito de autoestima; ao menos, o meu. Aqueles que se negam a ouvir, debater ou analisar outras ideias, acredito, erram por excesso de orgulho. Mas não ter ideias próprias, não é humildade; é submissão.

Segundo o velho ditado, a verdade não costuma estar nos extremos, mas no meio; precisamos ter isto de vista, também, quanto à autoestima. Provavelmente, sou pior do que penso; mas não devo ser ruim como podem pensar.

E assim, vou seguindo em frente. Como dizia minha avó: "Não estou tão bem como queria, nem tão ruim como merecia."; acho esta frase de uma sabedoria muito grande, porque é o que acontece com quase todo mundo.

Não sou o melhor dos homens; e nunca o serei. Mas aprendi que devemos, sempre, dar o nosso melhor em tudo que fazemos. Podemos ganhar ou perder, mas o principal é estar em paz com a nossa consciência.

Este é o caminho para manter a autoestima.

Vídeo 

Comentários

  1. A mi me cuesta quererme a veces muy duro no juzgarme Pero uno debe quererse y no juzgarse y tratar de ser mejor. . Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aí, JP: devemos tentar ser um pouco melhores, a cada dia! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Adorei a frase da tua avó! Sabedoria pura e temos que nos gostar do nosso jeito e tentar assim o melhor possível viver! Linda foto mostrando bem teu jeito , brindando à vida! abração, tudo de bom, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb adoro essa frase, Chica! Gosto tanto, que nunca a esqueço; e olhe: já são muitos anos, desde que a ouvi! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Flavio, suas palavras são incrivelmente perspicazes e ressoam profundamente. A forma como você aborda um tema tão complexo como o da autoestima e a percepção que temos de nós mesmos e dos outros é realmente inspiradora. Obrigado por compartilhar essa reflexão tão rica e verdadeira. É um lembrete poderoso de que devemos sempre buscar a paz com nossa própria consciência. É claro que, às vezes, tropeçamos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, Beto, que a autoestima nos é realmente necessária: ninguém pode construir nada, se não acreditar em si mesmo. Mas aqui, como em todas as coisas, só não podemos é exagerar! ;) Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. O seu texto tem muito de experiência de vida e a sua leitura convida à reflexão.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juvenal! Esta é sempre a intenção, amigo: fazer-nos refletir um pouco! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  5. Así es Flavio, siempre nos vemos mejores de lo que somos y detectamos en el otro quizás el defecto que nosotros tenemos, querernos es necesario, pero amar al otro tambien, como bien dices somos diferentes, necesitamos saber respetar esas diferencias para que nos respeten a nosotros
    Siempre es una alegría leerte querido amigo
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma das coisas que aprendi, Carmen: precisamos respeitar as diferenças, se queremos que o nosso jeito seja respeitado. Grato pela gentileza, minha amiga; bom fim de semana, meu abraço!

      Excluir
  6. Boa noite Amigo Árabe,
    Como sempre um texto cheio de conhecimento.
    Por sistema, considero que não sou melhor que ninguém.
    Tenho até uma significativa baixa autoestima, segundo diz quem me conhece. " Não se subestime"
    Alguns traumas de infância me levaram a essa característica de insegurança. No entanto somos seres únicos, diferentes, cada um é de sua forma e não me considero uma pessoa ruim. O importante é mesmo viver em paz e da melhor forma possivel.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Emília? É a autoestima que nos leva a preservar o nosso espaço e nos faz respeitar o alheio; precisamos dela na medida certa, para não invadirmos nem sermos invadidos. :) Concordo com você: "O importante é mesmo viver em paz e da melhor forma possível.". Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  7. Bom dia de Paz, amigo Flávio!
    O autoconhecimento é fundamental.
    "Uma vez que conhecemos os nossos defeitos, precisamos achar defeitos nos outros; quando não encontramos, muitas vezes colocamos"
    Fico impressionado como muitos cheios de defeitos publicam aos quatro cantos do mundo os dos outros...
    É uma autodefesa...
    "Eu tenho, você também".
    Vamos nos conhecendo e polindo com calma.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso é bem antigo, Rosélia! Você vê que Jesus já recomendava cuidado com essa prática, quando caminhou entre nós, há mais de dois mil anos! infelizmente, faz parte da natureza humana. :( Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

      Excluir
  8. É um tema muito complicado, mas tem argumentos pra uma boa reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, mesmo. Mas até isso vc melhorou, em mim. Beijão, bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas