A MAGIA


Buscais a magia.

Como se fosse algo capaz de resolver todas as vossas dificuldades. Como se pessoas existissem, que não estivessem sujeitas às regras do Universo.

Acreditais, acaso, que exista um único peixe cuja vida não obedeça ao que lhe determina o mar? 

Não vos ocorre que, se alguém pudesse manipular forças ocultas, antes de por dinheiro oferecer os seus serviços, trataria de obter para si próprio o que lhe fostes pedir?

Deixai-me rir da vossa ingenuidade.

Pois é sabido que apenas o Amor pode levar o homem a encher o prato de outrem, antes que esteja cheio o seu próprio prato. E, por certo, não vos ama aquele que vos cobra pela ajuda.

Guardai-vos, portanto, dos falsos magos; como o deveis fazer dos falsos profetas.

Pois uns e outros não vos trarão senão esperanças passageiras e duradouras desilusões.

Entretanto, a magia existe. E está à vossa volta:

- na ave que se eleva aos céus, vencendo a gravidade

- na rosa, que surge do botão para espalhar a beleza

- na gotícula do sêmen, que se transforma em um novo ser

- nos sonhos, que vos visitam durante a noite

- na alternância entre o sol e a lua.

Sim; a magia vos cerca. E está também em vós; nos vossos sentimentos, nas vossas emoções e no mais simples dos vossos pensamentos. No verdadeiro Eu, que vos torna capazes de pensar e sentir.

Não é nos que se dizem magos, que encontrareis a magia; como não é nos que se dizem profetas, que ouvireis a voz do Universo. O que promete, não é aquele que pode e quer dar; este, simplesmente, dá.

Não procurais a fruta, senão na árvore; como não procurais o peixe, senão na água. Assim, a cada coisa deveis procurar onde a podeis encontrar.

Buscai, pois, a magia onde a encontrareis: na Natureza, em vós mesmos, em tudo o que vos possa ligar ao Coração do Universo.

E não espereis que a magia vos apareça sob a forma de milagre. Pois as Leis existem, e por ninguém podem ser desobedecidas. Assim, àquele que se deseja tornar um mago, cabe aprender a interpretar a Lei.

Como aquele que pretende tornar-se um sábio, não pode desejar que seja aceita a sua verdade; deve, antes, aprender a respeitar as verdades dos seus irmãos. Pois, como a planta não brota senão da semente, não surge o conhecimento senão da procura.

E àquele que não sabe ouvir, não cabe o direito de ser ouvido.

Eu vos digo que a magia existe. Mas não se encontra ao alcance de vossas mãos, nem à vista de vossos olhos, nem sob o poder da vossa bolsa.

E sim em vosso verdadeiro Eu.


 Publicado n'O Árabe em 22/10/2007. Reeditado pelo Dia das Bruxas. 

Comentários

  1. Sabedoria de vida nesse texto e conselhos. Há tanta verdadeiraq magia em tudo que podemos tocar, ver, perceber... Não precisamos de magos pra isso nos mostrar!

    Lindo NOVEMBRO pra vocês!

    abração, chica

    ResponderExcluir
  2. Muy cierto, concuerdo contigo. ten un lindo mes. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ter algumas contradições o texto passa por se um bom meio de reflexão.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Há magia nas pequenas coisas, cabe-nos saber apreciar.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  5. A vida é a maior magia de todas, o maior milagre, o maior testemunho do criador de todas as coisas. O universo, esse milagre de tamanha profundidade, que "infinito" é apenas um minúsculo adjetivo para nomear aquilo que nos é incompreensível em sua magnitude. Salve o grande arquiteto e verbo do universo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas