EU E O GAROTO


Setenta anos me separam do garoto na parede, acredito.

Na ocasião dessa foto, eu devia ter uns 6 anos. E ainda hoje me faz bem ver aquele sorriso meio desdentado, não tão bonito e nem tão largo; mas cheio de expectativa, curiosidade e confiança.

Muitos anos se passaram, desde aquela época. Como no dizer popular, “muita água correu debaixo da ponte”; e às vezes me pego pensando sobre  coisas que aconteceram nesse tempo.

Desde quando começam as minhas lembranças, fui um garoto frágil, tímido e de saúde complicada; isso me levou ao mundo encantado dos livros, onde vivia todas as minhas aventuras.

Lembro que eu era meio gago; sem qualquer causa física, foi o que disseram os médicos aos quais minha mãe me levou. Hoje, acredito que fosse insegurança; ainda fico meio gago, quando nervoso.

Mas fui crescendo e descobri o futebol; o primeiro limão que virou limonada. Eu era tão ruim de bola, que só jogava se fosse no gol. Acabei ficando um bom goleiro, e por isso me tornei popular.

A escola, depois o colégio militar. Nova rotina, muitas novas descobertas; descobri uma ótima memória e muita facilidade para escrever. A vida mudou, mas a timidez e o gosto pelos livros continuavam.

A primeira namorada; mãos entrelaçadas, os primeiros beijos. Sentimentos que eu só conhecia dos livros e tomavam forma. Os primeiros poemas; a necessidade de escrever, de contar as minhas emoções.

Outras namoradas vieram; e outros aprendizados na vida. Os concursos públicos e as aprovações; a ida para o Baneb e, depois, o Banco do Brasil. Novas cidades, a vida em pensões.

(Aqui, a dúvida: ainda existem pensões? Acho que eram a versão antiga do que hoje chamamos “hostel”: hospedagens baratas, onde às vezes dividíamos quartos com outras pessoas.)  

A responsabilidade por mim mesmo, aos 19 anos; aprender a lidar com dinheiro, a ocupar o meu lugar no mundo, a tornar-me um “cidadão”, seja lá o que for isso. Ainda não sei se sei direito.

Casamento, filhos; maturidade. Uma criança criando outras crianças. Não sei se fiz bem as coisas, mas de algo tenho certeza: sempre fiz com amor e dedicação, buscando o melhor para os meus filhos.

Tenho publicado muitas coisas sobre mim. Acho que a velhice traz isto: uma espécie de auto avaliação; uma análise do caminho percorrido. Será que, enfim, estou aprendendo a conversar comigo? 

Não sei. Mas, às vezes, gosto de deitar na minha cama e ficar olhando para o garoto na parede; pensando no que fui e no que sou. Revendo a minha caminhada, lembrando de momentos que vivi.

E, sinceramente, gosto da vida que levei e do que ela me trouxe.

Vídeo

Comentários

  1. Pues mirando ese niño de sonrisa algo timida, me ha gustado el proceso de cambio por el que te ha llevado la vida, seguro que has hecho las cosas bien, porque cuando el amor está por medio dificilmente te equivocas, segurisima estoy de que te has forjado quizás tropezando y levantandote en una persona fuerte y amorosa, tus escritos dan fe de ello, y es que los años nos pulen, nos fortalecen y nos hacen ser esa persona capaz de dar todo lo bueno que la vida te ha regalado
    Me ha gustado muchisimo leerte
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carmen. Nem sempre devo ter feito o certo, porque são muitos anos de vida; mas, com certeza, sempre fiz com amor! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Uno debe recordar lo bueno y seguir cada decisión es lo que somos ahora. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, JP: nossas decisões nos trouxeram ao que somos agora. Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Que lindo o quadro com o menino e tenho certeza podes te orgulhar do que ele se tornou! Lindo sempre ler tuas lembranças! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu fui um molequinho bonitinho, né, Chica? :) Nem sempre me dei orgulho, amiga, mas estou satisfeito com o produto final. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Muito belo de ler. Sorri. Como esse sorriso do garoto na parede (acho que se pegou o sorriso) :)
    A cara dele não engana.
    Que o seu sorriso se mantenha sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carinha meio sem-vergonha, né, Fa? E o sorriso se mantém, sim, na maior parte do tempo. ;) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

      Excluir
  5. Boa tarde, Flávio
    Bela postagem e vídeo. Que foto linda, é tão bom recordar os momentos, o teu gosto pela leitura foi incrível, você se tornou um ótimo escritor, e uma pessoa excelente, desejo um final de semana feliz, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda gosto até hoje, Lucinalva; leio qualquer coisa escrita, até mesmo antes de perceber. :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  6. Flávio!!!
    Eu acho lindo essa viagem reflexiva
    e positiva. Pois vamos percebendo
    o quanto viver nos vale a pena.
    Lembrar é viajar
    na gente mesmo.
    Lindo seu texto, foi muito
    bom ler e reler...
    Bjins de ótimo domingo,
    em você e na sua Musa.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Catiaho, e de acordo: lembrar é viajar pelo nosso passado! Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado.

      Excluir
  7. Boa tarde de Paz, amigo Flávio!
    " o primeiro limão que virou limonada."
    Confesso que os limões sucessivos também me fizeram fazer várias limonadas.
    Tambwm crescimento timida e a escrita libera meus medos e timidez.
    "Gosto pelos livros continuavam."
    Também comigo se dá o mesmo.
    Creio que setenta anos passados nos da muita Resiliência e maturidade.
    "A necessidade de escrever, de contar as minhas emoções."
    É vital... olhar para a foto na parede ou no porta-retrato e se orgulhar do percurso.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o jeito, não é, Rosélia? Melhor fazer a limonada, que chupar o limão! :) E você tem razão também noutra coisa: 70 anos implicam em muita resiliência, sim! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana,

      Excluir
  8. Fico muito contente por olhares para a vida que viveste até agora e gostares dela !

    Que assim seja sempre , meu Amigo.

    Te abraço com amizade e voto de tudo de bom :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, São! E tenho certeza, amiga, que também gostas da pessoa que és; eu gosto, muito! :) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado!

      Excluir
  9. Flavio, que postagem incrível! É emocionante ver como você reflete sobre sua jornada desde aquela foto de infância. Seu sorriso desdentado pode não ter sido o mais bonito, mas certamente era cheio de esperança e curiosidade. Rsrsrs É inspirador ver como você transformou desafios em oportunidades, como no caso do futebol. Sua trajetória é um verdadeiro exemplo de resiliência e crescimento. Adorei conhecer um pouco mais sobre sua história e suas reflexões. E , caro amigo, trouxe uma saudade aqui! Continue compartilhando essas memórias preciosas, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Beto; essa é uma saudade que não sai da gente, não é? E a gente precisa ver como oportunidades: ver como desafios, assusta um pouco! :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  10. Olá :)
    Que bom que é poder dizer que gosta da vida que viveu.
    Tenho para mim, que o sorriso e o brilho do olhar apesar da grande caminhada ainda o acompanha,
    Que assim possa continuar, e que sejam muitas as brisas doces a suavizarem a sua vida.
    Gosto de Enya.
    Abraço***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sorriso está aqui, Maria, com a alegria de rever-te. Espero que tudo esteja bem contigo e o maridU; que a saúde já tenha retornado! Eu também gosto de Enya, sim; muito! meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  11. Me encanta el texto, y todo lo que en el expresas, tienes una interesante y bonita trayectoria, me encanta ese niño con esa carita de espabilado, aunque fuera tímido, no se le nota, sus ojos miran al futuro decirte tiene aspecto de ser buena gente, que no eres viejo, estás en esa edad de madurez para aprovechar todos los tantos mientras puedas, la vida pasa volando. En muchas cosas veo mi vida reflejada, pero ya la tengo una larga vida vivida y todo fue bien, hasta esta última etapa que no sabia lo que se me avecinaba, para acabar muriendo lentamente de pena.

    un saludo muy cordial, y mi gratitud por tu buen hacer y por tu huella en mi espacio. por cierto tengo una nueva entrada.

    Se muy, muy feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ver você de volta, Marina! Espero que a saúde também esteja de volta e você possa estar curtindo muito a poesia que ama; que venham muitos outros anos, cheios de vida e alegria de viver! As tristezas vêm, sim; mas não podemos deixar que nos abatam. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas