MANIAS

 


Ando meio sem criatividade; acho que vocês já notaram. E, percorrendo os meus velhos arquivos, achei um post que publiquei em 2008, no auge da era dos blogs, em resposta a um desafio: citar seis aspectos particulares, peculiares ou interessantes, da minha personalidade.

Foi uma tarefa difícil, escolher só 6: sou cheio de manias. Mas percebi que não mudei muito, nestes 16 anos. E, como gosto da foto, na qual estou bem mais novo, vou dar uma de TBT e republicar o post, atualizado no que for necessário.

A foto é a original do texto, tirada em um dos lugares mais lindos que já vi: Jacarezinho, na Paraíba, ao pôr-do-sol. E aqui estão seis características minhas; em ordem de lembrança, não necessariamente de intensidade:

1) sou um pai superprotetor – luto contra isso, mas não adianta: sou mesmo. E olha que o caçula tem 35 anos e está concluindo a segunda faculdade; todos já casaram e tenho quatro netos, contando com a "postiça". Me preocupo com tudo e, se algo acontece, só sossego depois de saber que está tudo bem.

2) Não gosto de política – engraçado, não é? Principalmente, se considerarmos que a minha área profissional é o marketing político, o que me obriga a andar bem informado sobre o assunto. E pior: gosto do que faço, da criatividade. Propaganda é propaganda e tanto faz vender candidato ou marca de chocolate, eu acho. O problema é de quem compra.

3) Adoro ouvir música e ler – infelizmente, são coisas que para mim se tornam cada vez mais difíceis, por força de circunstâncias. Mas continuo gostando; só para vocês terem uma ideia, tenho algumas músicas em mp3 e mp4: mais de 15 Gigas. Fora CDs, DVDs, fitas e LPs. Alguém ainda sabe o que é LP?

4) Adoro assistir filmes – mas, como sou muito preguiçoso para sair de casa, quase não vou ao cinema. Então, a saída foi montar um esquema de Home Theather e me tornar um verdadeiro rato de streaming. Passo boa parte dos fins de semana entre futebol e filmes, com uma tacinha de vinho pra acompanhar.

5) Já fui extremamente carinhoso e sensível – o tempo e as pessoas conseguiram me tornar mais racional e menos, desculpem, emotivo e crédulo. Mas de vez em quando, ainda derramo umas lagrimazinhas bestas, sem perceber, vendo um filme, ouvindo uma música, lendo ou até escrevendo um texto. Ninguém é perfeito, né?

6) A cada dia, fico menos paciente – e existem coisas que me tiram do sério, em segundos: burrice, estupidez no trato, teimosia exagerada e prepotência, principalmente. Mas não sou de explodir; quando creio que tenho razão e percebo que não adianta conversar, simplesmente me calo e sigo em frente. A menos que não consiga evitar.

Este era (mais ou menos) o texto do post. E, devo confessar, fico feliz em ver que as minhas manias pouco mudaram, ao longo de tantos anos.

Vídeo

Comentários

  1. A mi tambien me gusta leer y escuchar música. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosas, ambas as atividades! Meu abraço, JP; grato, bom fim de semana!

      Excluir
  2. A foto é mesmo muito legal e mostra o lugar lindo e uma boa folguinha...
    As manias quem não as têm?
    Gostei de ler e saber um pouco mais de ti. Também sou tremendamente preocupada com filhos, netos...Incrível é que sofremos até com as dores dos netos tristes pelo namoro acabar...Enfim, tudo que passamos com filhos, repete-se o "filme"...

    Paciência também a minha anda pouca...

    Um abração e vamos seguindo com nossas manias, pois essas não incomodam ninguém! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vez que ficamos assim, como o senhor, mas, na maioria das vezes, estamos todos dispostos. Não necessariamente para escrever, é claro.
      Um abraço e muito bom final de semana.

      Excluir
    2. Sem dúvida, Chica, é um dos lugares mais lindos onde já fui; e olhe que viajei um bocado. O local, o crepúsculo, a música suave do sax (e a cerveja, confesso!), me trouxeram lágrimas aos olhos. Quanto aos filhos... bem, são filhos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
    3. Por aí, Rô. Mas, para sorte (ou azar:) de vcs, a inspiração voltou; o texto desta semana já é recente. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Muito bem! Acredita que me identifiquei com todas elas?
    A idade traz sabedoria :)

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traz, Fa... e estou descobrindo que também mais manias! :) meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  4. Amar ler, ouvir música, viajar , ver filmes/teatro, escrever , praia, política .... são traços meus desde sempre. Praia já não pratico e ir a salas de cinema também não.

    Como tu, minha paciência para certas coisas já foi e também , quando posso evitar, não entro em discussões.

    Gostei imenso de ler e de te conhecer melhor, mas deixa-me dizer-te uma coisa : não acredito que tentasses vender um político nazi...

    Meu Amigo , beijinho de excelente semana.

    AH ... e que giro na foto !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse, São: optei por uma TV grande, um home teather e os canais de streaming; já não sou muito de sair. Quanto à paciência, aqui temos um ditado: "Dou um boi, pra não entrar numa briga... e uma boiada pra não sair!". Quanto aos nazis, nunca me apareceu um; mas eu tb acho que não toparia, não; odeio extremistas! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  5. Adorei conhecer um pouco mais de você, e confesso que dei risada aqui com a parte do LP. Ótima semana e amei a foto, belo registro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que você gostou, Sheila. E acredite: nem todo mundo se lembra do LP; pessoalmente, ainda tenho alguns! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

      Excluir
  6. Bom dia, Flávio
    Gostei de conhecer tuas manias, postagem bem legal, também me preocupo com os filhos, ainda não tenho netos, gosto muito de ler, ouvir músicas e assistir filmes e séries, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Lembro bem, quando comecei em 2008, como havia febre de questionários assim e eu respondia a todos.
    Até que minha paciência aumentou muito após pandemia.
    Ouvi muita música após meu luto, mesmo chorando pilhas de lágrimas.
    Continuo carinhosa e sensível mesmo tendo muita indelicadeza recebido.
    Meus filhos não me deixam ser superperprotetora, para meu bem, eu sei. Sinto-me livre, finalmente.
    No mais, vida que segue.
    A cada ano que passa, vamos alcançando degraus de crescimento.
    Gostei das suas colocações.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Rosélia: "A cada ano que passa, vamos alcançando degraus de crescimento.". Infelizmente, a pandemia não conseguiu aumentar minha paciência; também não a diminuiu, até pq já era pouca. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  8. Boa tarde Amigo Flávio,
    Confesso que também me sinto sem inspiração, mas penso que estou a necessitar de férias...
    Sobre suas particularidades gostei de saber mais sobre o amigo.
    Também sou uma mãe superprotetora, mas guardando o devido espaço de meus filhos.
    Também tive uma fase bastante alargada em que adorava ler e ouvir música, mas com a net e meus afazeres acabo por não ter tanta disponibilidade mental para tal.
    Vou lendo o que os meus amigos escrevem. Prosa e muita poesia na net e livros.
    Cinema vi alguns bons filmes e séries, mas prefiro teatro.
    A idade me tem ensinado a ser mais paciente e resiliente.
    Enfim, amigo, cada um de nós é um ser único e temos nossas características, mas no fundo todos iguais porque filhos do mesmo Pai.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de férias, mas não as posso ter; esta é uma das desvantagens da aposentadoria, amiga! :) Felizmente as ideias estão voltando, ainda que aos poucos. Concordo contigo: "... cada um de nós é um ser único e temos nossas características, mas no fundo todos iguais porque filhos do mesmo Pai."; isto é o que precisamos lembrar sempre! Meu abraço, Emília, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  9. Flávio, sua postagem revela aspectos interessantes de sua personalidade: o instinto protetor como pai, o desinteresse por política apesar de trabalhar com marketing político, a paixão por música e leitura, o cinema em casa, a sensibilidade que ainda aflora e a paciência que, às vezes, é testada. É incrível como essas características permanecem ao longo dos anos. Quanto ao bloqueio, esse é um fato que todo escritor enfrentará sempre. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permanecem, amigo; acho que, no fundo, as nossas características fazem parte de nós. Quanto ao bloqueio, o meu talvez seja um pouco diferente: como escrevo profissionalmente e tenho que redigir todo dia, o que me falta não são as palavras, mas a imaginação para escolher os assuntos. Pra este semana, consegui achar um. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  10. ...e eu tenho mania de vc. ❤️❤️❤️ Esqueceu do dizer que cria o maior caso pra fazer uma foto, mas sempre usa as que eu tiro. Rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde novinho, Pinha, não gosto de aparecer em fotos. Como você adora, acaba dando certo; como sempre, a gente se complementa.:) Beijão, bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas