FIM DE TARDE EM ITACARÉ

 


Pode parecer que sou abonado; que tenho grana, não é? Passeios, fotos em piscinas e praias, brindes, essas coisas.

Mas, acreditem, não é bem assim. Graças a Deus, eu e Gilka somos aposentados, e o que ganhamos dá pra viver. É mais ou menos a conta certa, sem sobrar praticamente nada; aquela história de "classe média".

Acontece que moramos em Ilhéus (BA), uma das cidades mais lindas que conheço, perto de uma praia também linda. Além disto, a nossa opção de vida é viver; não juntar dinheiro ou ostentar.

Explico: cada um gasta no que gosta. Tenho um amigo, que nem som tem em casa; mas tem um aquário que vale (e custou) uma grana! Tenho outro que gosta de eletrônicos e gasta um bocado comprando na internet; um terceiro adora vinhos caros, daqueles que, se eu for beber, caem-me os dentes.

Esta é a verdade: o dinheiro é, como o tempo, questão de opção. Há pessoas que deixam de comer, para comprar a entrada do futebol; ou a cachaça; outros, ainda, têm prazer em doar para igrejas; ou gastar com mulheres e jogos, ou roupas.

Enfim, cada um gasta no que lhe dá prazer. E a nossa opção, como eu já disse, é viver. O pouco que nos sobra, gastamos em viajar; conhecer novos lugares, novas paisagens, novos costumes. Normalmente perto de casa, por questão de economia; mas já passeamos por todo o Nordeste do Brasil e até conhecemos, além de Buenos Aires, parte da Europa.

No fim de semana passado, fomos a Itacaré; fica pertinho e é um lugar ótimo para passear. Ficamos em uma pousadinha muito boa, com uma piscina bem legal; e, com perdão do trocadilho, piscina é minha praia! Adoro ficar na água, principalmente ao fim da tarde, bebendo o meu vinhozinho barato e divagando.

E, pensando em tudo que me aconteceu durante todos estes anos, me senti cheio de gratidão. É bem verdade que já errei muito: dei muitas mancadas, que me causaram bons tropeços; mas sempre fui capaz de levantar e seguir em frente, ainda que às vezes capengando.

Hoje, que vislumbro a "cortina final", não sou feliz sempre (e não acredito que alguém seja); mas, na maioria do tempo, estou em paz comigo e com aqueles que me cercam. Consigo conviver com os meus arrependimentos e sou grato às pessoas, aos sentimentos e aos fatos que me trouxeram até aqui.

Bem, mas eu já disse muito sobre isso, em posts recentes. Agora quero só registrar esta sensação de gratidão, por tudo que vivi e por aqueles que fazem ou fizeram parte de minha vida. Acredito que o que somos no presente é consequência do que vivemos no passado; e, se assim for, nada tenho a dizer, além de "gratidão".

Quero dizer que estou bem. Ciente dos caminhos que percorri e me trouxeram aqui; das emoções que vivi e me fizeram o que sou. Sei que, ainda que algo tenha perdido, ganhei e ganho em cada momento que vivi e vivo intensamente.

Gratidão pela vida. Foi isso que senti, naquele fim de tarde, em Itacaré.

Vídeo

Comentários

  1. Flávio, que lindo teu texto e foto mostrando um belo momento de paz e relax!
    Vocês merecem e desejo de coração muitos momentos assim, viagens aos lugares perto ou longe, mas que tenham significado e deixem marcas e memórias! Sejam felizes Gika e tu! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Chica! Nós, que já temos mais anos vividos, tendemos a pensar muito no que se passou; e é muito bom, quando estamos bem com o que fizemos na vida! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Somos nuestras decisiones. Te mando un beso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que penso, JP: o passado nos trouxe ao presente. Somos frutos das decisões que tomamos, bem por aí. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. Saber que estamos n el lugar que deseamos, en paz consigo mismo y disfrutando de tanto como la vida y la naturaleza nos ofrece es..saber vivir, debemos exprimir con sabiduria y sin hacer daño cuanto esta nos ofrece, creo que la vida es aprendizaje, nos levantamos dspues de los errores siendo mejores personas
    Me ha gustado leerte
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito nisso, Carmen: quando levantamos, depois de cada queda, somos pessoas melhores! Bom saber que você gostou, amiga; obrigado, meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  4. Bom dia, Flávio
    A gratidão alegra o coração de Deus e o nosso também. É gratificante aproveitar cada momento e usar o dinheiro da melhor forma possível, com aquilo que nos faz bem. Também gosto muito de praia e piscina, a tua foto ficou muito legal, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Subscrevo o que você disse, Lucinalva: "É gratificante aproveitar cada momento e usar o dinheiro da melhor forma possível, com aquilo que nos faz bem."; não existe investimento melhor que o bem-estar! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. É cara pálida... kkkk a nossa caminhada é longa, cheia de tropeços e linda! Vc é a pessoa mais sensível, mais generosa, mais amorosa e carinhosa que conheço. Transformamos a nossa vida numa grande aventura e também sou muito grata por tudo. Especialmente por ter você em minha vida. Te amo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU sou o cara pálida, né, branquinha? Tá certo! :) Mas não sou tudo que você diz, não; e não poderia ter feito tudo sozinho: o mérito é nosso. Beijão, e vamos em frente... vêm mais anos por aí! Bom fim de semana.

      Excluir
  6. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Também tenho vivido minha vida... como gosto.
    Também gosto de passear, distrai muito.
    Um café com as amigas é minha distração ultimamente.
    Felicidades a você e sua amada. Bons passeios e encantamento pela vida.
    Tenha um setembro abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a melhor forma de viver, Rosélia; quando vivemos como gostamos, a gratidão é constante, em nosso coração! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  7. Muito bom!
    A gratidão deve estar sempre no nosso coração.

    Beijinhos e boa continuação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, Fa! Gratidão é consequência da felicidade; frustração é causa de sofrimento! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  8. Nem imaginas ou se calhar até imaginas, porque nos conhecemos há anos ainda que não pessoalmente , como me identifico com o teu texto.

    A única diferença é a ausência total de amor em minha vida, coisa que felizmente não aconteceu contigo.

    Abraço para ti e Gilka , continuem vivendo com amor e serenidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, sim, São; por todos os anos em que nos acompanhamos, já temos uma boa ideia das afinidades entre nós, amiga! E é uma honra, te confesso. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas