DIA DOS PAIS

 


De meu pai, lembro do riso aberto e do jeito de menino. Da sangria de vinho com água e açúcar, do bandolim a tocar canções lusitanas; do seu cuidado com os discos, fossem 78 rpm ou de vinil, novidade na época. Lembro das bacalhoadas, a casa cheia de amigos, o dominó e o jogo de damas.

Com a separação entre ele e minha mãe, paradoxalmente, uma proximidade maior. Suas novas mulheres, uma camaradagem mais franca, uma relação mais adulta. Nos últimos anos, eu o conheci melhor.

Hoje, sou pai. Sei que cada um de meus filhos é uma parte de mim, que eles sempre estarão em mim. E percebo que nunca foi preciso entendê-lo, afinal.

Porque ele ainda está em mim. Nas minhas lembranças.

Na minha saudade.

Vídeo

Publicado no Opiniaum, em 08/08/2009. 15 anos depois, o mesmo sentimento.

FELIZ DIA DOS PAIS!

Comentários

  1. Muy cierto. Nuestros padres están en nosotros en nustras buenas acciones y recuerdos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuam enquanto aqui estamos, JP. Quantas vezes me surpreendo tendo reações semelhantes às dele! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Lindo texto e também tenho saudades do meu! Felia dia dos papais por aí! Aquim por logística, festejatremos hoje! Todo dia é dia! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não ter, né, Chica? Pai e mãe que merecem esse nome seguem com os filhos, por todo o tempo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. Bom dia, Flávio
    Linda homenagem, feliz dia dos Pais! O meu pai foi um homem maravilhoso, saudades dele, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, Lucinalva! Diz um antigo ditado que pelos frutos se conhecem as árvores. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Boa tarde de Paz, amigo Flávio!
    "Da sangria de vinho com água e açúcar".
    Tudo a ver com o meu e eu
    A bacalhoada era seu prato favorito e é o meu hoje em dia.
    As lembranças afetivas são intensas.
    Nossas memórias são afetuosas
    Tenha tido um abençoado dia dos pais e tenha uma nova semana feliz!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é, também, filha de português, Rosélia? Não sabia. Minha mãe preparava bacalhau de uns 10 modos diferentes... e eu gostava de todos! :) Também com ele aprendia a jogar damas, dominó e gamão. Bons velhos tempos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
    2. Não sou, Flávio.
      Mas a bacalhoada e a sangria não faltavam no Natal.
      Até hoje eu amo pelo sabor afetivo.
      Abraços fraternos

      Excluir
    3. Sei bem como é, Rosélia; até hoje amo isso, as rabanadas e a castanha portuguesa no Natal; bem como o som do bandolim. :) Meu abraço, amiga, boa semana.

      Excluir
  5. Que bom ter uma excelente memória do Pai, meu Amigo, que bom....

    Felizmente, também a tenho.

    Paz para ambos, onde quer que estejam e para ti , um abraço com o carinho de sempre.

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos felizes, não é, São? Que a paz esteja com os nossos pais, sempre! Bom fim de semana, meu abraço; obrigado!

      Excluir
  6. Boa noite amigo Flávio,
    Um texto muito lindo falando, com muito carinho, de seu falecido pai, de quem guarda boas recordações.
    Também meu pai, que faleceu há poucos anos num lindo dia de Natal me deixou muitas saudades!
    Os nossos entes queridos não morrem, fazem parte de nós.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Emília: "Os nossos entes queridos não morrem, fazem parte de nós.". Bom, termos tão boas lembranças! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas