MY WAY

 


No dia em que escrevo este texto (10 de julho), completo 76 anos.

Coloquei a data, porque só vou postar nesta sexta-feira, dia 12/07. Sempre posto às sextas e, como todo mundo sabe, velho é sistemático.

Na verdade, nem sei porque estou escrevendo; talvez porque aniversário é um dia de nostalgia, e pode ser que eu esteja querendo lembrar um pouco do passado; de outros tempos felizes (ou não) e falar de mim.

Gostaria de escrever um texto bonito, como tantos outros que tenho lido: os autores falando do que aprenderam ao longo dos anos e dando conselhos aos mais jovens. Mas esta não é muito a minha praia.

Não posso falar do que aprendi, até porque em cada novo dia aprendo mais alguma coisa; e, à medida que a gente aprende, as opiniões mudam. Não quero dizer nada, hoje, que precise desdizer amanhã.

Tenho (ou tive) três irmãos; dois já se foram e me resta um. Por sorte, é o caçula e não tem quatro stents no coração; então, provavelmente, não terei que me despedir de mais um. E prefiro que assim seja.

O tempo passa; a gente vai ficando velho para despedidas. E, paradoxalmente, quanto mais se envelhece mais despedidas aparecem. É como dizia Machado de Assis: mais pessoas queridas vão partindo, e a gente vai ficando mais só.

Dos três irmãos, nenhum gêmeo. Nasci só; e, aliás, ainda que gêmeo houvesse, cada um de nós teria nascido só. Esta é a primeira (e também a última) lição que a vida nos ensina: todos nascemos e partimos sós; gêmeos ou não.

Agora, me ocorreu a ideia de que talvez esta lição seja para aprendermos a valorizar a companhia. Valorizar de verdade, bem dentro do nosso coração; porque o homem costuma sentir-se só, mesmo em meio a uma multidão.

Fui (ou venho sendo) um homem de poucos amores, mas todos intensamente vividos. O maior dos meus valores sempre foi o amor e por ele pautei o meu caminho. Sofri por ciúmes, fui feliz nos encontros e chorei nas separações.

Não sou, também, um homem de muitos amigos. Hoje os tenho mais no campo virtual do que no real; mas aos poucos que possuo, sou leal e gosto de pensar que sempre o fui. Quero bem aos meus amigos e deles me orgulho.

Aos amores que tive, sou grato; por bem ou por mal, cada um me ensinou alguma coisa, e pelo menos por algum tempo me fez acreditar na felicidade, embora o tempo os tenha levado e assim me mostrasse que tudo é um sonho.

Aos 76 anos, posso dizer que sou feliz; tanto quanto alguém pode ser e, é lógico, não por todo o tempo; ninguém o é. Mas, como canta o Elvis, tenho poucos arrependimentos dos meus erros e mais alegrias pelos meus acertos.

Agradeço a Deus todos os dias, seja Ele quem ou como for; tenho um conceito muito próprio de Deus, mas sei que Ele é muito bom comigo; e gosto de acreditar que tenho feito a minha parte durante esta caminhada, que talvez seja a única.

Estou bem. E orgulhoso do que sou e do que tenho; das vezes em que caí e fui capaz de levantar novamente. Gosto da vida que tive e tenho; do que sou e das pessoas que me cercam. Admiro, amo e tenho orgulho da mulher que está a meu lado.

E, como diz Elvis: “I did it my way”. 

Vídeo 

Comentários

  1. Que legal,Flávio!
    Parabéns pelo teu niver e desejo muitas alegrias, saúde,amor e tuuuuuuuuuuuudo que mais desejares! Em novembro teremos a mesma idade!
    Gostei de saber mais um pouco de ti, da tua vida!
    Que sigas sempre desse jeitinho,bem acompanhado da tua amada esposa de tanto tempo! abração, tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão, Chica! Me avisa quando te novembro, pra eu te dar os parabéns! :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Um belo texto, muito profundo. Vc é um ser humano incrível, um escritor maravilhoso, tem um coração generoso e amoroso.
    Tenho muito orgulho de vc e cada dia lhe admiro mais.
    Vc nunca vai estar só, nem na vida, nem na morte...somos almas gêmeas,. Nosso amor é eterno. ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é suspeita, Pinha... mas é muito bom saber que você também pensa e sente assim, viu? Beijão, bom fim de semana!

      Excluir
  3. Muito bem. Gostei muito de ler. É muito bom quando se está feliz e se gosta da vida que se tem e sem arrependimentos do passado. E quem assim escreve tão bonito não é velho! :)
    Muitos parabéns! Que Deus o abençoe por muitos mais anos de vida feliz!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fa: muito bom chegar nesta idade e ver que tenho muito mais a agradecer do que a me arrepender! :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Bom dia Amigo Flávio,
    Os meus Parabéns pelo seu Aniversário que, embora atrasados, são de coração.
    Tão bom quando a gente se sente feliz com a vida e o amor que tem e com tudo o que já realizou.
    Ninguém é perfeito, mas o Flávio é uma pessoa de valores, amigo e é um Homem bom.
    Que Deus o abençoe hoje e sempre.
    Muitas felicidades e continue sempre escrevendo para nós seus sabios ensinamentos, que muito me têm ajudado a crescer emocionalmente.
    Beijinhos e muita saúde para você e para quem ama.
    Continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Emília, e não são atrasados, não; os votos dos amigos sempre chegam no tempo certo! :) Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  5. Olá, querido.
    Parabéns, que seu novo ciclo seja de saúde, amor e realizações. Eu amei seu texto, achei perfeitas a sua gratidão e análise. O começo dele eu achei tão maduro. Muito bom! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Sheila; que assim seja, para todos nós, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  6. Boa tarde de Paz, amigo Flávio!
    Em primeiro lugar, parabéns!
    Embora tenha comemorado em data do seu blog, venho hoje felicitar pelo aniversário seu mesmo.
    Escrever coisas bonitas é muito bom.
    O que conta é ser bonito por dentro bos relacionamentos virtuais que vivemos na blogosfera.
    Deus é muito Bom conosco.
    Que Ele conserve sua amada junto para sempre!
    Seja felu e abençoado!
    Abraços fraternos e festivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia! Só hoje, vi o seu comentário. Agradeço, amiga; e, de coração, retribuo os seus votos! Meu abraço, bom resto de semana!

      Excluir
  7. Primeiro que tudo: parabéns pelos 76 anos ( somos da mesma geração : 22/9/19149) e que daqui a dez anos , no mínimo, eu te deseje novamente muita saúde e uma vida alegre e cheia de carinho.

    Quanto ao texto , poderia subscrever quase totalmente , com excepção de que sou filha única e vivo só há quarenta anos.

    Meu querido Amigo, carinhoso abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, São: quase empatamos, na idade; para o ano, me alcanças. :) Oxalá continuemos assim, a encontrar alegrias na vida! O principal, amiga, é isto: bem ou mal, vimos fazendo a vida do nosso jeito! Our Way. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas