O PACOTE COMPLETO



A vida só entrega o pacote completo.

Não é como nos restaurantes, onde você pode pedir para mudarem os complementos; ou o ponto da carne.

Nem como na playlist, onde você escolhe as músicas. Está mais para os antigos CDs ou vinis, que já vinham com todas as músicas escolhidas e gravadas.

A opção que temos é aceitar ou não; comprar ou não comprar. E, se você escolher comprar, tem que pagar o preço. Se não em dinheiro, em emoções.  

Isso, em todos os campos: profissional, pessoal ou sentimental. Você não pode mudar as regras do seu trabalho, ou cotidiano; nem o jeito de ser do parceiro.

Se você tem uma certa idade, já sabe disto; se é jovem, vai aprender na certa. Tem coisas que a gente não aprende nos livros, só mesmo vivendo.

No trabalho ou no dia-a-dia, a coisa é mais fácil; os prejuízos são apenas materiais, e esses sempre conseguimos recuperar, mesmo com mais trabalho.  

Nos relacionamentos, a situação é mais complicada; esses mexem com sentimentos e emoções, que doem mais fundo e atingem mais a gente.

Cada um é como é. E, se você quer ficar com alguém, precisa aceitar o pacote completo: essa pessoa terá coisas que lhe agradam e outras que não.

Não caia no erro de pensar: “Ah, eu vou ficar com ela (ou ele) e vou fazendo mudar, nos pontos que não gosto.”. Isso não vai acontecer, acredite.

Pelo menos, eu nunca vi; mas já vi muitos relacionamentos acabarem, na maioria das vezes por esse motivo: alguém pensou em ficar só com a parte "boa" do outro.

Esqueça: isso não vai rolar. Trocar presentes no Dia dos Namorados, é uma coisa; conviver e continuar amando, depois de conhecer o outro, é bem diferente.

Dizem que amar é difícil, mas não acredito nisso. Pelo contrário: acho que é muito fácil, e nem depende da gente; amamos ou não. Amor é um sentimento.

Difícil é conviver. Manter o sentimento, nos momentos difíceis; viver no mesmo espaço, que muitas vezes se torna pequeno para os dois; ou mais, que cheguem.

Por outro lado, garanto, é muito mais completo; e gratificante. Porque não implica em imaginar, mas em conhecer; e não apenas aceitar, mas compreender.

Em sentir-se aceito e compreendido; em fazer pequenas renúncias e não se sentir frustrado, mas feliz pela felicidade de alguém, que é mais importante.

Amar é fácil; conviver é difícil. Amar é sonhar, fantasiar; conviver é lidar com a realidade. Superar desilusões e seguir em frente, mantendo a união e o amor.

Conviver é conciliar desejos, opiniões e temperamentos diferentes. É, muitas vezes, sufocar a própria vontade, para atender à vontade da pessoa amada.

É alternar momentos de amor e mágoa, de felicidade e inquietação, de paz e turbulência. É variar entre as sensações de companhia e de solidão.

Porque a vida só entrega o pacote completo.
  

O pacote completo (e lindo!) que a Vida me trouxe.

Comentários

  1. Foto linda e tuas palavras mostram toda verdade que nos relacionamentos deve existir...E o pacote completo do outro é o que vai conviver com o nosso pacote ..
    Assim, dividimos, compartilhamos qualidades, defeitos, mas onde há amor, harmonia, tudo é resolvido sempre!
    Adorei! abração, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica! Conviver é a arte de arrumar os pacotes. :) Mas é como você diz: onde há amor e harmonia, tudo sempre se resolve! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

      Excluir
  2. Muito bem visto. Compreendo perfeitamente que assim é.
    Abraços. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendemos, com o tempo, não é, Fa? ;) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado, amiga!

      Excluir
  3. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    "Conviver e continuar amando, depois de conhecer o outro, é bem diferente."
    Sim...
    Aí é a tal "prova de amor" que muitos querem antes de se conhecer bem...
    "Amamos ou não. Amor é um sentimento."
    Perfeito!
    Independente do "pacote" , se há amor de fato, tudo acontece e se eterniza.
    "Alternar momentos de amor e mágoa"
    Bem assim...
    "Companhia e solidão."
    Assim se dá no amor e nos relacionamentos.
    Excelente abordagem!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o seu comentário, Rosélia! Acredito que a maior prova de amor que se pode dar é conviver, mantendo o respeito e o carinho pelo outro, todo o tempo, apesar das pequenas decepções que sempre surgem; afinal, somos humanos. Obrigado, amiga, meu abraço. Bom fim de semana!

      Excluir
  4. Disseste tudo , meu querido amigo , completamente tudo !

    Pena que só saibamos por vezes depois de os pacotes se separarem em definitivo.

    Gostei da canção e da foto.

    Abraço com todo o carinho , boa semana :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que quase sempre, São. A verdade é que os pacotes aprendem a tempo... ou se separam, mesmo! ;) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

      Excluir
  5. Boa tarde Amigo Flávio
    Como sempre um post repleto de conhecimento.
    Pois é, quando iniciamos o relacionamento, nem pensamos que a vida a dois nos traz tantas surpresas.
    No entanto com o tempo vamos aprendendo a conhecer melhor o outro e a saber como vamos nos entender nos aspetos em que divergimos.
    Nada como sentir o amor.
    Ele nos guia e nos ensina a arte da resiliência, da cedência, do perdão.
    Assim entendo como compreender e dar atenção ao pacote completo, que antes não tínhamos sequer pensado.
    O amor tudo resolve e nos vamos adaptando e resolvendo o que por vezes parecia tão difícil.
    Linda a imagem da Mulher que publica!
    Beijinhos e continuação de uma boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todo o teu excelente comentário, Emília, escolho para reproduzir: "Nada como sentir o amor. Ele nos guia e nos ensina a arte da resiliência, da cedência, do perdão."; acho que é bem por aí, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  6. Flavio, a vida nos desafia a equilibrar momentos de amor e mágoa, a lidar com a realidade e a manter a união mesmo quando enfrentamos dificuldades. E, no final das contas, é esse pacote completo que nos enriquece e nos faz crescer.
    Obrigado por compartilhar essas reflexões! Grato por estar sempre apoiando lá no blog! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Beto! Acho que aprender esse equilíbrio é, mesmo, o objetivo das nossas caminhadas sobre a Terra; para crescermos, cada vez mais. Quanto ao seu espaço, não é apoio: é um prazer ler você, amigo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  7. Meu querido Amigo, te venho desejar um feliz dia e que essa felicidade se prolongue no futuro, sempre ! Carinhoso abraço de parabéns :) :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, minha amiga querida! Como se diz aqui, "são 76 na cacunda"; é muito chão percorrido, e a amizade torna bem mais agradável a jornada! Meu abraço, obrigado.

      Excluir
  8. Boa noite, Flávio
    Linda foto, no relacionamento é importante aceitar o outro, cada um com sua singularidade, o amor é bondoso e diante das adversidades e divergências, a união é fundamental para vencer os desafios da vida, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucinalva. É preciso, sim, aceitar o outro, para continuarmos a caminhar juntos; e a união é fundamental, para vencermos os desafios do caminho. Meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Não sei como você conseguiu colocar esse desenho aí, mas palmas para você também, Pinha! Beijão, bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas