UM TEMPO PARA SONHAR

 


Sim; há um tempo para sonhar.

E este é, com certeza, o tempo mais fácil e agradável. É como a ocasião em que olhamos para o solo fértil e as sementes que escolhemos, e imaginamos a beleza do campo e a fartura da colheita.

É quando nos sentimos felizes, ao viajar em nossos sonhos. Porque, nos sonhos, os ventos são sempre propícios; a água é abundante e os pássaros sobrevoam o campo e enfeitam o céu azul e límpido.

Nos sonhos, a nossa vontade reina soberana. E nos divertimos a escolher o formato das nuvens brancas; as plantas que cultivaremos e o prazer que teremos ao escavar a terra e jogar as sementes.

Os sonhos são perfeitos. É neles que estão as emoções mais intensas, os sorrisos mais alegres, os regatos mais cristalinos, os jardins mais coloridos, as flores mais bonitas e mais perfumadas.

Ainda bem que há um tempo de sonhos. Para amenizar o cinza da realidade; para criar os arcos-íris da imaginação e da felicidade, com os quais colorimos o mundo, que sem eles seria monótono.

Porque sonhar é mágico. É viver, por instantes, uma vida perfeita. É ter amores perfeitos, um trabalho perfeito, filhos e amigos perfeitos, uma casa perfeita, uma vizinhança perfeita, um carro perfeito.

Ninguém existe que não se refugie em seus sonhos, para fugir às suas frustrações. Porque é como frustrações que consideramos as nossas vontades insatisfeitas, os nossos desejos não atendidos.

Nos sonhos, encontramos as nossas fadas; vemos os nossos duendes e gnomos a brincar nos campos, e encontramos os nossos potes de ouro. Derrotamos os dragões, os ogros e as bruxas malvadas.

Nos sonhos, somos príncipes ou princesas. Habitamos em nossos castelos, montamos em nossos cavalos alados e passeamos por entre os pássaros; nadamos com os peixes e as belas sereias.

Não há limites para os sonhos; como para a imaginação, que é parte do nosso verdadeiro Eu. É ela que nos leva para além dos muros e do que chamamos mundo real, para a realidade do Ser e Viver.

Cresça; mas conserve em você um pouco da criança que brinca e que sonha. Porque você precisará dela, para sonhar os seus sonhos; para colorir o seu mundo e não ser apenas um adulto cinzento.

Preserve os seus sonhos. É quando morrem os sonhos de um homem, que ele começa a morrer; porque viver é acreditar no amanhã. É esperar um amanhecer de sol, depois da chuva triste que hoje caiu.

Sonhar é dar vida à esperança; e, mais do que isso, é soltar balões coloridos, que irão adornar o céu e trazer mais alegria a um mundo onde, cada vez mais, as pessoas acreditam menos no amanhã.

Sempre haverá um tempo para sonhar!

Vídeo

Comentários

  1. UAU, que lindeo,Flávio! Todos nós temos dirrito e precisamos desse tempo pra sonhar e viver esperando realizar ou continuar a sonhar, sem perder a magia! Adorei! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos sonhar, sim, Chica; sem as cores dos sonhos, seria difícil lidar com as realidades cinzentas do dia-a--dia. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  2. Que belas palavras, Flávio ! O seu texto sobre o tempo de sonhar é inspirador e poético. Concordo plenamente que os sonhos são como balões coloridos que adornam o céu da nossa imaginação, trazendo alegria e esperança. E, de fato, preservar essa capacidade de sonhar é essencial para manter a vitalidade e a magia em nossas vidas. Obrigado por compartilhar essa reflexão tão bonita! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aí, Beto. Acho que a gente começa a morrer, quando perde a capacidade de sonhar! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. Siempre es tiempo para soñar y luchar por lo que deseamos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, JP! Acreditar em nossos sonhos, é o começo de lutar pelo que desejamos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Boa tarde de paz, amigo Flávio!
    "Nos sonhos, os ventos são sempre propícios"...
    É verdade!
    Precisaremos até o fim da nossa criança interor para sonhar coloridamente num mundo bastante hostil.
    Eu acredito no amanhã muito melhor.
    Texto sublime de esperança e fé.
    Tenha um julho abençoado!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito num amanhã melhor, Rosélia; e concordo que precisamos da nossa criança interior, em um mundo que insiste em nos fazer adultos sem sonhos! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana e um ótimo julho!

      Excluir
  5. Bom dia, Flávio
    Que texto magnifico, sonhar e ter esperança que dias melhores virão, vivendo sempre com entusiasmo e fé, deixando a criança habitar dentro de nós, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se perdermos essa esperança, Lucinalva, acho que nada nos restará! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  6. Mais uma vez, um belo texto.

    Os meus sonhos , há já muito tempo, limitam-se a viajar e a conhecer determinados sítios e a ler determinados livros e a assistir determinados espectáculos. E, mais importante, a conservar as amizades que me enriquecem ( como a tua )!

    Carinhoso abraço, meu Amigo, tudo de bom para ti :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E são belos sonhos, São; tenho certeza que iluminam a tua realidade, amiga! Grato por essa honrosa amizade, que tanto me enriquece! Meu abraço; bom fim de semana, querida amiga!

      Excluir
  7. Boa tarde meu Amigo Flávio,
    Um texto maravilhoso que incentiva o mais descrente a acreditar que o sonho é vida!
    É a vida a acontecer em nós e nos que nos rodeiam.
    Tempo em que apesar dos nossos trabalhos e deveres o tempo nos concede esse luxo de sonhar e desfrtutar dos sonhos.
    Há uma fase em que, talvez por cansaço, os sonhos parecem ficar em pausa,
    mas como diz temos que fazer renascer a criança que em nós existe e não deixar que os sonhos se esbatam!
    Acreditar que sonhar nos alimenta o espírito e nos revigora e impele para continuar a sonhar, nem que seja nas asas da imaginação.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o sonho é vida, Emília; tenho certeza que bem o sabes! Vê este trechinho: "... sonhar nos alimenta o espírito e nos revigora e impele para continuar a sonhar, nem que seja nas asas da imaginação.". É bem assim, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  8. Hola Flavio, un texto mágico y precioso,
    Es durante los sueños que podemos lograr cuanto anhelamos, la vida que a veces nos lastima, debemos poner ilusión para soñar, e intentar que todos ellos se hagan realidad, leerte siempre es una alegría
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carmen! Uma coisa que aprendi é que um sonho é como uma lâmpada: enquanto existe, ilumina a nossa vida! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas