DE SONHOS E DECEPÇÕES


Antes de reclamar do presente, olhemos para o passado.

Porque nos pertence o livre-arbítrio; e pudemos determinar todos os rumos que nos trouxeram aqui. Tomamos cada uma das nossas decisões, podendo escolher em todas elas.

Como, portanto, podemos reclamar de um caminho que nós mesmos fizemos, passo a passo? Seria como reclamar de Alguém que nos deixou a escolha, em cada momento.

Temos a escolha; este é o maior dos nossos direitos, e a maior ferramenta para o nosso aprendizado. Podemos arrepender-nos de algo que fizemos, mas não culpar a outro alguém.

Como reclamar da pobreza, se atiramos fora as chances que tivemos de amealhar bens? Como nos queixamos da solidão, se houve pessoas que nos ofereceram o seu amor?

Não reclamemos, portanto; mais uma vez, podemos escolher. Porque cada manhã nos traz uma nova decisão; cada sol que nasce, pode iluminar uma nova vida. Um novo caminho.

Em verdade, um minuto é suficiente para mudar o nosso rumo; só precisamos assim decidir. Os ventos sempre mudam, e nosso é o direito de posicionar as velas.

Se, porém, nos deixamos ficar, não nos assiste o direito de reclamar. O homem que se contenta com migalhas, jamais provará o banquete; e o que não anda fica onde está.

Mudemos, portanto, o que não nos agrada. Se nos apetecem os figos, não podemos continuar a plantar macieiras; se nos magoa a solidão, ousemos buscar a companhia de alguém.

Porque, para mudar, tudo que precisamos é ter coragem; lembrar que, para cada sonho que se vai, outro podemos cultivar em nossa alma. Amadurecer não significa abandonar os sonhos.

É mais sobre aprender a lidar com as decepções. Porque elas sempre virão, para quem acalenta sonhos; na verdade, viver é alternar sonhos e decepções. E ainda bem que é assim.

Pois os sorrisos que nos trazem os sonhos compensam todas as mágoas que possam vir com as decepções. Nenhum desengano pode brotar, senão onde antes florescia um sonho.

E é melhor substituir as flores de um jardim, do que viver todo o tempo em um deserto; enquanto duram, as flores perfumam e embelezam o ambiente à volta. Tornam a vida melhor.

O que precisamos, sim, é abandonar o medo; não nos privarmos de sonhar, em nome de uma falsa segurança. Porque de nada vale permanecer onde estamos, se não estamos bem.

De que vale viver, sem sorrir e chorar?

Vídeo

Comentários

  1. Tienes razón uno siempre debe luchar por sus sueños. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que sempre fiz, JP... e ainda faço, na flor dos meus quase 76 anos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Aplaudindo daui,Flávio! Há que passe a vida a reclamar e não levante o traseiro da cadeira pra fazer algo para MUDAR! Afff....

    abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Chica! Parecemos esquecer que a mudança começa por nós! Meu abraço, amiga, obrigado, bom fim de semana. A vida já voltou ao normal, por aí?

      Excluir
  3. 👏👏👏 sem as emoções seríamos como robôs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você diz, Pinha: sem elas, não viveríamos! Beijão, bom fim de semana.

      Excluir
  4. Caríssimo amigo Flávio!
    Sua publicação é uma ótima oportunidade
    para revisar nossas ações e nosso
    modo de ver a vida.
    Sou uma Mulher que veio de uma
    infância que não me deu oportunidade
    se sonhar. A vida era dura. Contudo,
    tudo de bom que tenho somado a minha
    vida de adulta e já na melhor idade de 6.3,
    eu devo a base ou a falta dela lá na infância.
    Um grande mestre me disse uma vez que
    precisamos nos alinhar com a vida que temos
    pois disse-me ele: Na Vida mais perdemos que
    ganhamos." Eu tinha 25 anos e como me é
    útil esse conhecimento.
    Tenho problema com seres que reclamam
    e reclamam.
    Estou sempre pronta a ressaltar as coisas
    boas e positivas. As ruins ficam naquela gaveta,
    que todos nós temos...
    vai que um dia o exemplo me serve?
    Bjins de gratidão pela publicação
    e desejo uma ótimo fim de semana
    pra Vc e sua linda Musa e todos a quem
    você tem por perto.CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou daqueles que sempre veem o copo (pelo menos) meio cheio, Catiaho... graças a Deus! Corro atrás, sempre, pra preencher aquela parte do vazio, quando a noto; também não sou chegado a reclamações, é outro ponto que temos em comum. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. Maravilloso texto Flavio y cuanta verdad en cuanto nos dejas para reflexionar, somos libres, nada nos obliga por tanto tenemos lo que hemos forjado, leerte querido amigo es un placer
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você disse, amiga: temos o que forjamos. Obrigado, pelas gentis palavras; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  6. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Mais um belíssimo post.
    Vou por parte:
    "Como nos queixamos da solidão, se houve pessoas que nos ofereceram o seu amor?"
    E quando não houve?
    Acontece...
    "O homem que se contenta com migalhas, jamais provará o banquete"
    Concordo em parte, o pouco com Deus é muito. Eu penso e valorizo o pouco.
    Mas entendi, perfeitamente, sua sábia colocação muito bem posta aqui. Devemos nos valorizar. Somos especiais e precisamos de respeito aos nossos sentimentos. Não podemos nos contentar em sermos tratados (as) como pano de chão.
    A coragem nos dá felicidade. Comigo foi assim.
    Já os sorrisos, Alguém não nos tira do rosto.
    Gostei dos contrastes presentes em seu belo texto/mensagem: sorrir e chorar.
    Há os que só queiram sorrir e ainda taxam desequilibrados os que choram por justo motivo. Não suportam o sofrimento pessoal nem o alheio muito menos
    Fico hoje com as flores:
    "As flores perfumam e embelezam o ambiente à volta. Tornam a vida melhor".
    Elas são minhas amiguinhos na varanda.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim, Rosélia: devemos nos valorizar, sempre; não importa os defeitos que possamos ter, cada um de nós é especial, aos olhos de Deus! Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, meu abraço.

      Excluir
  7. Boa tarde meu amigo Flávio,
    Um texto repleto de conhecimento!
    As escolhas são nossas e não há como reclamar.
    Se passamos a vida reclamando, o melhor é mesmo parar para pensar o que esperamos que a vida ainda nos poderá oferecer. Que sonhos queremos ainda concretizar.
    Há que ousar e o mundo é dos ousados.
    Ousemos pois, quem sabe algo de bom ainda nos espera.
    Sinto-me bem com minhas escolhas ,que ao longo do tempo frutificaram e me fazem feliz.
    Beijinhos,meu amigo, e uma boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho esta felicidade, amiga : "Sinto-me bem com minhas escolhas, que ao longo do tempo frutificaram e me fazem feliz.". Sou grato ao Coração do Universo, por tudo que aprendi nesta jornada. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  8. Concordo com o sentido do teu texto.

    Porém, , infelizmente, não é só o nosso livre arbítrio que determina a nossa vida.

    Relativamente a relações amorosas , eu até tentei e nenhuma resultou...

    Quanto à vida profissional, tudo quanto empreendi saiu bem.

    E em ambas as situações sou a mesma pessoa, com a mesma capacidade e a mesma determinação.

    Meu querido Amigo, estreito abraço e bom resto de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, São: nem tudo depende apenas de nós, principalmente quanto a relacionamentos, já que envolvem mais de uma pessoa. Mas acredito, amiga, que mais importante do que as coisas que a vida nos traz é a forma como a elas reagimos; e, por conhecer-te há anos, sei que o fazes muito bem! É como dizes: "... sou a mesma pessoa, com a mesma capacidade e a mesma determinação."; e isto é o essencial! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  9. Muito bom. Concordo plenamente. A insatisfação deve mover-nos à mudança, não a reclamar, nem a estagnar. Há sempre algo que podemos fazer, e sonhar ainda é de graça.

    Abraços, amigo Flávio! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim, Fa: "A insatisfação deve mover-nos à mudança, não a reclamar, nem a estagnar.". Sonhar é de graça, sim, e mais do que isso: é o primeiro passo para a mudança! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas