UMA NOVA PÁSCOA



Cada novo dia é como uma nova Páscoa.

Porque é a chance de um recomeço. E, para aquele que soube aprender com os erros de ontem, cada novo hoje pode ser a véspera de um amanhã melhor. 

E o tempo, que carrega para longe de nós a alegria inconsequente da mocidade, é o mesmo que nos traz a satisfação adulta de uma vida bem vivida. 

Existem uns que veem o tempo como um inimigo a ser vencido; e outros que reclamam da sua marcha incessante. O jovem julga lerdo o seu passar e o idoso o sente voar.

Estou entre aqueles que encontram, em cada dia que nasce, uma nova oportunidade; e agradeço por encontrá-la em meu caminho. Pelo tempo que passou e pelo que virá. 

Agradeço pelos dias que tive com meus entes queridos; por tudo que vivemos juntos, pelas alegrias que dividimos. E por aqueles com quem hoje divido o meu tempo.        

Sou grato ao tempo, que torna cada vez mais lentos e custosos os meus passos; porque assim aprendi a, antes de iniciar cada caminhada, planejar melhor os meus rumos.

Sou grato ao tempo, pelas tristezas e alegrias que trouxe ao meu coração. Com elas, aprendi que de nada adianta entregá-lo a quem não me leva no seu próprio coração.

Sou grato ao tempo, por tantos sonhos que enterrei ao longo do caminho. Porque aprendi que mais triste do que enterrar um sonho, seria não ser capaz de sonhar outro.

Sou grato ao tempo, por ter-me ensinado que a certeza da morte não é razão de medo; mas o maior motivo para valorizar as grandes e as pequeninas alegrias da vida.

Sou grato ao tempo, por ter-me ensinado que cada um é responsável pelas palavras que diz; e quem nada tiver a dizer, deve aproveitar a chance de aprender com o silêncio.

Sou grato ao tempo, por tudo que me trouxe e por tudo que me levou; porque o homem que lamenta uma perda aprende a valorizar aquilo que vier a receber, no futuro.

Sim: cada novo dia é como uma nova Páscoa. 

E sou grato ao tempo, porque me ensina a viver.

Vídeo. Não sei se tem a ver, mas é lindo!

Comentários

  1. Gratidão por tudo que já vivemos e cada dia, um novo ciclo. Não despercicemos momentos...A vida passa rapidinho...abração! chica ( Finalmente Tania está em tratamento: radio e quimioterapia iniciadas.ALELUIA! )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluia, Chica: bem sabemos como é difícil lidar com esses planos de saúde. Mas vai dar tudo certo: Deus é grande! Cabe-nos aproveitar cada momento, com amor e gratidão. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Siempre hay que agradecer a Dios todo lo que nos da. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, JP! A começar pela vida, o maior dos presentes! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

      Excluir
  3. Olá Flávio, nunca devemos desperdiçar o tempo que nos foi dado. Que aproveitemos a fazer coisas boas.
    Forte abraço mineiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja, Larissa! O tempo passa muito rápido; cuidemos de aproveitá-lo para o bem! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  4. Muito reflexiva essa sua
    publicação.
    Tenho uma sugestão de leitura
    no meu Blog. Abraço. CSamma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Chape; em breve irei conferir, com certeza! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  5. Me parece que con cada una de tus reflexiónes nos llevas a dar gracias por lo que somos y tenemos, por lo que hemos perdido pero antes hemos disfrutao, por cada sueño realizado o no y por la esperanza maravillosa que llena nuestros corazónes....me ha encantado leerte querido Flavio
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carmen; é realmente como penso, amiga. A vida me ensinou a agradecer por tudo; estarmos vivos já é motivo suficiente para sermos gratos e termos esperança, com certeza! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  6. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Até que enfim encontro a Páscoa fora de um único dia que passou...
    Sim, Páscoa é sempre, renovação e vida nova...
    "Aproveitar a chance de aprender com o silêncio."
    O silêncio faz parte integrante da maturidade.
    Estou como disse aqui:
    "Aprendi que de nada adianta entregá-lo a quem não me leva no seu próprio coração."
    Tanta veracidade há sempre em suas palavras.
    Post para ser lido e saboreado, com calma e paz interior.
    Muito obrigada.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade, Rosélia: "O silêncio faz parte integrante da maturidade.". Aprendemos o seu valor, com o tempo. Obrigado, amiga, pela gentileza das palavras. Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  7. A vida é uma aprendizagem permanente, de cujos momentos devemos saber colher os melhores ensinamentos.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre uma alegria a sua presença, Juvenal, e inteiramente de acordo: da vida, devemos saber colher os melhores ensinamentos! Meu abraço, amigo; obrigado, bom resto de semana.

      Excluir
  8. Boa tarde amigo Flávio,
    Que texto tão belo e cheio de pérolas de conhecimento!
    Adorei o início " cada dia é como uma nova Páscoa ".
    Assim é na verdade e devemos agradecer por cada dia em que recomeçamos.
    Devemos, sim, agradecer por tudo o que nos vai acontrecendo na vida, porque muito temos a aprender se estivermos atentos e quisemos limar nossas arestas, tornando-nos melhores em cada dia.
    Encaremos a nossa vida com simplicidade e humildade e teremos motivos para sermos felizes, não esquecendo de agradecer sempre.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emília, pela gentileza das palavras. Destaco: "Devemos, sim, agradecer por tudo o que nos vai acontecendo na vida, porque muito temos a aprender se estivermos atentos e quisemos limar nossas arestas, tornando-nos melhores em cada dia."; grande verdade, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  9. Que lindo!
    E que tanto temos no tempo para ser gratos! Haja aprendizagem, e a beleza da vida supera o tempo que passa!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade, Fa: tanto temos para ser gratos! A beleza da vida tudo supera, com certeza! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  10. Olá, Flávio!
    Um texto muito interessante e bem escrito, tal como é já costume.
    A vida é uma aprendizagem constante. Devemos agradecer cada dia.
    O que poema "Estrela da Tarde", não é de minha autoria, mas sim de dois excelentes compositores portugueses, cujo nome consta no final do poema que está no meu blogue.
    Abraços e muita vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Céu; reli o poema e constatei o que falaste. Mas, deixa-me dizer-te: encaixa-se como uma luva, no teu estilo! :) Sempre uma alegria ver-te, amiga! meu abraço, bom resto de semana; obrigado!

      Excluir
  11. Flavio,
    Eu amo a páscoa, como
    amo muitas outras datas.
    Eu gosto é da simbologia e da
    reunião ao redor delas.
    Mas adoro também suas
    publicações impregnadas
    de mensagens transversais.
    Bjins de alegria na nova morada.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão quanto às datas, Catiaho: valem pela simbologia e união que nos trazem! Obrigado pelo elogioso comentário, e uma constatação: sabes escolher muito bem as tuas moradas! :) Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  12. Her yeni gün umut demektir ve yaşamak için hala nedenimiz var anlamına geliyor. Güzel günlerin daha çok olması ve anlamlı olması bizim elimizdedir. Güzel yazınızı beğendim. Sevgiler. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pelis. E cabe destacar o que você disse: "Está nas nossas mãos ter mais dias bons e torná-los significativos."; é assim que penso! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  13. Nunca tive uma má relação com o Tempo,.

    Só com o tempo e por estar numa situação de algum modo desagradável na altura .

    Também nunca me preocupei com idade , sempre a disse : neste momento tenho 74 anos e muito grata por os ter vivido - embora jamais tenham sido fáceis.

    Quanto ao teu texto, gostei muito .

    Querido Amigo, forte abraço e serena noite :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje, minha amiga, vi este teu comentário; perdoa-me pela demora na resposta. Sinto-me como dizes: em breve, se Deus quiser, completo 76... e sou muito grato por isso! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas