A COR DAS PALAVRAS

 


Eu não sou chegado em cards.

Mas, de vez em quando, vejo um ou outro cuja frase me convence. Nesse caso, acho que vale a pena e faço questão de enviar para as pessoas que, acredito, vão gostar da ideia.  

Semana passada, vi esse aí em cima; achei legal e mandei para alguns amigos, entre os quais o Sílvio Afonso, um mestre da crônica que, às vezes, resolve postar alguma coisa.

Mas, além de cronista, o Sílvio é um poeta; meio pirado, mas um ótimo poeta. Pegou a frase, deu uma rearranjada e colocou no perfil (dele) do WhatsApp; ficou muito bom, por sinal.

Quando comentei, ele me disse: "É a mesma frase; eu só mudei a cor das palavras". E isso me trouxe um novo conceito, que ainda não consegui entender direito, mas é válido.

Perdida no HD da minha memória (75 anos: são muitos dados!), existe a vaga lembrança de um filme antigo, cuja protagonista não ouve as palavras; apenas as vê escritas, coloridas, no ar.

Sei que parece meio absurdo, mas já lhe ocorreu que as palavras têm cor? Esta foi a ideia que o Sílvio me sugeriu; e, quanto mais penso, mais me parece fazer sentido, na verdade.

Veja bem: "menina" não lhe sugere um tom de rosa? E "menino" não é em azul escuro? "Folha", com certeza, é verde; e "mar" varia entre o verde e os tons de azul claro. Ou não?

"Flor" pode ter diversas cores, dependendo de qual seja a sua preferida: amarelo para girassóis, vermelho ou branco para rosas. E "arco-íris", sem dúvida, nos traz todas as cores. 

Você pode dizer que essas cores não são das palavras, mas dos nossos condicionamentos. Mas tem certeza disto? Porque as palavras não nomeiam apenas coisas, não é?

"Poesia", "música" e "magia", têm todas as cores e todos os matizes; "tristeza", "desânimo" e "desespero", variam entre a cor do chumbo e o preto mais carregado de vazio e dor.

"Mamãe" não lhe sugere um tom entre azul e rosa, bem clarinho e protetor? "Segurança" é aquele pastel, bege e meio monótono, que traz paz. "Ciúme", com certeza, verde intenso.

Algumas palavras até mudam, com as circunstâncias e os anos. "Amor", na juventude, tem um tom vermelho vivo, quase vinho; na velhice, é aquela bela cor das folhas de outono.

E "saudade"? Tem aquele roxo triste, quando falamos daqueles que não voltarão; ou aquele dourado difuso, do amanhecer, quando mantemos a esperança de um doce reencontro.

Tem certeza que as palavras não têm cor?

Vídeo. Não sei se tem a ver, mas gosto da música. 

Comentários

  1. Que lindo cartão e lindo texto. Adoro ler o Silvio, suas frases e poemas! E para mim palavras têm cores, sim! Alegria,bem vermelha, de preferência uma letra ou sílaba de cada coir; paz, só vejo aziul clariho e branco, desânimo e tristeza cinza ...
    E por aí vai!
    dorei! Lindo carnaval pra vocês...Aqui teremos o bloco do SÓ em casa...
    abração,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, Flavinho, tenho andado um pouco ocupado (não sei com o que, mas tenho), por isso não vi o belo texto que você fez para um cara que, por sinal, também tem o meu nome. Muito obrigado, de coração, por ele e por mim. (risos)
      Um abraço grande e forte para você, meu amigo.
      (obrigado de novo)

      Excluir
    2. Chica, você é um doce de pessoa, obrigado. Obrigado pelas palavras, te amo.

      Excluir
    3. Caramba! Esse mestre Sílvio bagunça meu coreto; agora, vou ter que responder à Chica e a ele no mesmo comentário!:) Mas ele é gente boa; então, vamos por partes. Primeiro, dizer que passei o Carnaval no mesmo bloco da Chica: Só Em Casa. E foi ótimo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana, com palavras bem coloridas! :) Quanto a você, mestre Sílvio, concordo: a Chica é, mesmo, um doce de pessoa; e homenagem, você merece. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Bom dia Amigo Flávio,
    Que texto tão belo e original!
    Sobre as palavras em geral nunca havia pensado que tivessem cor. Já os nomes próprios, desde há muitos anos, ainda muito jovem, que os associo a cores.
    ;) e até estados de alma.
    Do cartão surgiu um post muito interessante que adorei! De agora em diante vou prestar atenção às cores das palavras e sua poesia.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ideia interessante, não é, Ailime? Talvez as cores das palavras sejam as emoções que nos despertam; e a mesma coisa aconteça com os nomes próprios. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. Olá, amigo Flávio!
    Já escrevi sobre as cores das palavras também.
    Hoje deixo aqui a cor da palavra amizade: verde clara...
    A vida sem cor não tem graça alguma.
    Até o preto ou o branco é uma cor...
    Tenha um Carnaval abençoado!
    Abraços fraternos de paz ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é exatamente a cor que eu daria à amizade, Rosélia! Espero que o seu carnaval tenha sido muito bom, amiga; o nosso, aqui, foi de tranquilidade e descanso. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Si, las palabras tienen color. Y también tienen sentimiento. Usandolas sabiamente, se comunican ideas, pero también se alegra uno mismo y los demás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim é, J.S. Confesso, amigo: nos teus posts, vejo as cores da tua bela Mallorca! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. Muito belo! Nunca tinha pensado nas cores das palavras, mas é tal qual como sugere, variando as tonalidades também com as nossas emoções do momento. Muito, muito bom!

    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Especialmente válida a tua observação, Fa, já que és uma artista das cores, nas fotos e nas palavras! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  6. Amigo Flávio, que linda imagem e fraze que deu inspiração a um excelente texto.
    As palavras tem as cores dos nossos sonhos, pois sempre vejo a vida bela com as cores do arco-íris, e, quando sonhamos aprendemos a voar.
    Gosto de ler o Sílvio, mas estou em falta com visitas aos blogs dos amigos/as.

    Ótima terça-feira de Carnaval.
    Abraço, paz e luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felizes aqueles que veem a vida em cores, Fatyma; e, com certeza, você está entre eles! Bem o sei, pelos seus posts. Quanto ao Sílvio... ele é muito bom, não é?! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  7. Flávio, seu texto é um mimo , mesmo.

    Nunca pensara na cor das palavras... mas , sim, existe ligação entre algumas palavras e uma determinada cor.

    Forte abraço e alegre Carnaval, meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ideias que às vezes nos ocorrem, São... e gosto de dividí-las com os amigos especiais, como és! Meu abraço, obrigado; espero que tenhas tido um ótimo carnaval e este seja um bom fim de semana!

      Excluir
  8. Gostei do card e gosto de cores e de palavras, tudo junto ou separado. Bju de terça gorda, como diz meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você está certa, Rô; junto ou separado. Afinal, as palavras tornam a vida colorida! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  9. Bom dia, Flávio
    Ótima postagem, que possamos pintar as nossas palavras com as belas cores, elas encantam a vida, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa-me, Lucinalva: só hoje, vi este comentário. Mas adorei o conselho: é uma bela forma de colorir a vida! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigado, Rajani; e, com certeza, irei ao seu blog, sim; gosto do que você escreve! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  11. Interessante sua reflexão...
    Então estudo de cor é algo bem complexo mas as palavras é algo
    vivo tem se modificado ao longo da história, mas as vezes a visão que temos
    de uma cor ruim em outro país, etnia, linguagem ela significa outra coisa...
    Talvez o mundo seja como veemos e pintamos; neste sentido cabe tudo...
    Não tenho visitado muito o silvio mas a sua escrita é maravilhosa...
    Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o seu ponto de vista, Janicce; e sei, pelos seus posts e pelo seu jardim, que você é uma artista das cores. Concordo com você: cada um vê o mundo não só pelos seus próprios olhos, mas também de acordo com a forma como pensa. Também concordo sobre o Sílvio: ele é meio doido, mas escreve muito bem! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  12. Pues.....me ha encantado leerte Flavio, más que eso, porque yo como Silvio con las letras veo color en la voz de las canciónes y es que pienso, que todo lo que nos llega trasmitido del corazón toma tonalidades dulces o fuertes según lo que estamos exponiendo, la poesía, la música nos sale del alma y al alma llega, me ha gustado muhisimo leerte amigo ....magnifico
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem natural em vocês, poetas, Carmen... e confesso que os invejo um pouco por isso. Mas sinto-me feliz em partilhar desse dom, admirando as cores que sinto em suas palavras! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  13. Olá Flávio
    Gostei tanto do seu blog que resolvi dar uma passeada por aqui...
    As palavras tem cores sim: acho que alegria é amarela e saudade laranja.
    Acho que cada um enxerga de um jeito e esse é o bacana.
    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje, Larissa, vi este comentário; desculpa-me a demora na resposta. Gostei das cores que você atribuiu à alegria e à saudade, e concordo: o mais bacana é, realmente, cada um enxergar do seu jeito! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  14. Gostei muito.
    Lembrei-me das vezes que faço com os meus netos o jogo da associação de cores :)
    Há pessoas que tem nas suas palavras, as cores do arco iris .
    Conheço várias, sendo uma delas o seu amigo Silvio .
    Deixo abraço pra os dois e brisas doces **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje, Maria, vi este comentário; perdoa-me, amiga! Concordo inteiramente com a sua avaliação do mestre Sílvio; só peço licença para incluir-te, também, nessa relação! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas