DAS OFENSAS


 

Busco, às vezes, manter viva em minha alma a revolta contra aqueles que me ofendem.

Porém a ira se esvai, qual negra fuligem, ao sopro do vento da compreensão; e o seu lugar é ocupado pela piedade. Pois jamais poderei ofendê-los mais do que ofendem a si mesmos.

Pode alguém falar do que não conhece?

Assim, os defeitos que o homem aponta em seus irmãos não são os que sabe existirem em si próprio? E, ao apontar as falhas alheias, não estará exibindo a sujeira do seu próprio dedo?

Não devemos retribuir as ofensas.

Pois o homem que se integra ao pântano, por certo haverá de chafurdar na lama. E não será melhor do que aqueles que nela vivem, nem poderá pretender ajudá-los.

Como aquele que devolve o coice da besta perpetua a irracionalidade, e reconhece a sua existência em si mesmo.

Esquecer as ofensas recebidas não é apenas o exercício do perdão, mas a mais sensata das respostas.

Assim, o ofensor conhecerá a sua própria pequenez; como o caranguejo, ao defrontar a água pura, toma consciência da lama que o envolve.

Antes devemos oferecer a outra face, do que retribuir a agressão recebida.

Pois cada golpe que desferimos ressoa em nosso verdadeiro Eu. E nos impede de escutar a divina harmonia da Vida.

E, àquele que se empenha em destruir os seus irmãos, qual o tempo que restará para construir algo que lhe seja útil?

Que sempre exista, em nós, a disposição de perdoar.

Para que a alheia peçonha não nos envenene o verdadeiro Eu; pois a lama que em nós apenas respinga, não pode sujar a nossa alma.

Infelizes daqueles que ofendem aos seus irmãos !

Assim fazendo, projetam sobre outrem as trevas que existem em si mesmos.

Vídeo

Reedição. Publicado em  11/07/2017, em meu blog anterior, O Árabe. 

Comentários

  1. Há tantos que apenas sabem apontar e colocar defeitos aqui, ali e noutros.
    APENAS ESQUECEM DE OLHAR PARA SEUS PRÓPRIOS "RABOS",rs...Se o fizessem, ficariam roxos de vergonha... Mas...

    Adorei o texto! Obrigadão!


    Qto à Tânia, como sempre te interessas tão carinhosamente,infelizmente, por motivo do plano que ainda não autorizou, pode fazer apenas UMA radio e foi interrompido!
    Agora, aguardando autorização e tentando manter Tânia fora das preocupações...

    Não sei como, mas ela está bem calma! Enquanto isso, eu por exemplo, estou um CACO,rs...

    abração e torce daí!cAvisoi quando liberarem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso imaginar como você está, Chica: nós, que já lidamos com essa doença, bem sabemos como é difícil! Mas Deus é grande e tudo pode! Me avisa, sim. Quanto aos rabos, amiga, é sempre assim: quem mais deve, mais aponta! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  2. Bom sábado de Oitava de Páscoa, amigo Flávio!
    Como aprecio suas colocações todas sobre qualquer experiência sua de vida.
    Deus lhe deu sabedoria para nos enlevar.
    "Ao apontar as falhas alheias, não estará exibindo a sujeira do seu próprio dedo"
    Têm pessoas que não aprendem, mesmo a vida lhe dando chances mil.
    Acham-se os reis de tudo cá na Terra.
    Acabam sós em sua arrogância de pisarem nos demais com tanta prepotência e se arvoram em juízes alheios.
    Pobre coitados!
    Se Jesus estivesse diante de muitos de nós, na certa nos diria: sepulcros caiados, raça de víboras!
    Ele, sendo Amor, acaba que perdoa nossa santa ignorância em ficarmos criticando tudo e todos.
    Parabéns pela veracidade do seu brilhante texto/sabedoria!
    Vamos amar e servir a quem seja dócil.
    Os critiquentos cairão na própria trampa com o tempo.
    Tenha um abençoado final de semana!
    Abraços fraternos de paz ✌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como dizes, Rosélia; há pessoas assim: "Acham-se os reis de tudo cá na Terra.". E este costuma ser o seu fim: "Acabam sós em sua arrogância de pisarem nos demais com tanta prepotência e se arvoram em juízes alheios.". Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  3. Fico sempre muito chocada com agressões. Muito particularmente quando são gratuitas, sem sentido.

    A mim, só me ofende quem eu permito, quem tem importância na minha vida. No entanto, é sempre muito desagradável quando uma criatura oca e sem respeito pelo seu semelhante se arroga o direito de proferir disparates.

    Também tenho, como tu, muita pena de quem é seco, amargurado , ressabiado e vive em escuridão e encerrado na sua concha de maldade. Porém, ainda tenho mais pena de quem tem a infelicidade de lidar com criaturas desta estirpe.

    Carinhoso e grato abraço, Flávio, por seres como és !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim, São; e acho ainda mais sem sentido, quando maculam algo feito com muito amor. A vantagem é que nos alertam, para que evitemos a convivência com esse tipo de gente. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  4. Olá, Flávio!
    Um texto muito bem escrito e cheio de conselhos. Era bom que na prática, todos pudéssemos segui-lo.
    Perdoar é divinal.
    Você não me mandou o endereço desse blog que se chama "Reflexões de um Idoso", mas comentou dois posts meus como Flávio Cruz e eu respondi. Jamais pensava que era o Árabe.
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha a certeza que te havia enviado, Céu; és das pessoas que gosto de ter por perto! Desculpa-me, então amiga! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  5. Cuando hacemos daño a otras personas terminamos cargándonos de malas energías. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza disso, JP: o mal que tentamos fazer a outros, sempre volta para nós mesmos. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  6. Ne kadar güzel anlatmışsınız. Sonuna kadar katılıyorum. Bazen sessiz kalmak en doğrusudur. O kötü oldu diye sizde kötü olmak zorunda değilsinizdir. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pelis. Muitas vezes, a discussão só perpetua (e multiplica) o mal-estar. Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  7. Muito verdadeiras e sábias as suas palavras. Devemos ser superiores às ofensas que nos fazem. Responder na mesma moeda é chafurdar na lama como bem diz. Muito grata por nos recordar.
    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que tento sempre fazer, Fa: encarar a ofensa como algo que recebemos; e podemos aceitar, ou não. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

      Excluir
  8. Boa tarde Amigo Flávio,
    Um texto muito edificante sobre o tema ofensa/perdão.
    Também estou convicta que quem ofende está expelindo sentimentos negativos de quem está cheio de problemas e ofendendo o outro, se sentirá aliviado. Mas será assim? Se tiver um mínimo de consciência chegará a conclusão que não e ficará com sua consciência mais pesada.
    Embora essas pessoas façam sofrer, a arma do ofendido é perdoar, ficando em paz.
    Assim penso, Amigo.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Emília: assim como quem acende a lâmpada é o primeiro a desfrutar da luz, aquele que a apaga espalha a escuridão ao seu próprio redor. "Embora essas pessoas façam sofrer, a arma do ofendido é perdoar, ficando em paz.". Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  9. Olá Flávio
    Linda reflexão. Acredito que o perdão é a esperança;
    Se podemos esperar algo de Deus...
    É o perdão.
    E nós perdoamos ao nosso irmão, como Deus nos perdoa.
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a atitude cristã, Larissa. Também acredito que no perdão está a esperança de paz! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

      Excluir
  10. He llegado casualmente a este blog, y aún antes de llegar al final por tu forma de hacernos llegar tus pensamientos sabia que eras tú, el buen amigo árabe que tan buenos consejos dejaste en el blog anterior, me alegra haber llegado hasta aquí y que sigas escribiendo
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Carmen, pelo carinho e pela amizade. Estou feliz por continuar a ter a sua companhia, amiga! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas