AMANHÃ



O segredo é lembrar sempre.

Ao começar o novo dia, ter presente que ele pode ser o último; para nós ou algum de nossos entes queridos. É preciso lembrar que, amanhã, alguém pode não estar mais ao nosso lado.

Se assim for, não mais poderemos falar do nosso amor. E guardaremos, talvez, o arrependimento de não o termos feito, enquanto podíamos. Não há volta, depois da partida.

Sábio é aquele que tem sempre em mente esta lembrança. Pois a morte não deve ser o medo de quem vive, mas a maior razão para valorizar a vida e tudo o que ela nos dá em cada dia.

Guardemos esta valiosa lembrança; e cantaremos, em nossa alma, uma canção de gratidão, a cada dia que nasce ou se encerra. A vida é a maior das dádivas, e poucos agradecem por ela.

Sim: é duro, quando se vai alguém que amamos. Derramamos rios de lágrimas sentidas e não poucas vezes sentimos que não seremos capazes de seguir, sem a sua companhia.

Entretanto, isto nos leva a pensar: quando foi a última vez que lhe falamos do nosso amor, enquanto o tínhamos ao nosso lado? Quando tomamos a sua mão e olhamos nos seus olhos?

Temos o costume de endeusar os nossos mortos. De fazer os funerais mais luxuosos; de cobri-los de flores, cantar as suas qualidades e demonstrar a saudade que nos invadir.

Será que isto lhes serve, depois que embarcaram para a Grande Viagem? Ou tentamos reduzir a dor, mostrando quanto fomos felizes juntos e quanto somos capazes de amar alguém?

Não sou capaz de responder a esta pergunta; nem creio que alguém o seja. Porque a resposta passa pelos preceitos das religiões e pelo que cada um sente em seu coração.

Cada caso é um caso. Porém, creio que algo posso garantir: quanto mais tenhamos demonstrado o nosso amor, mais felizes teremos sido; nós e o ser amado que se foi.  

Não adianta chorar pelo leite derramado. A vida é um sopro e não devemos desperdiçar qualquer segundo; e é desperdiçado todo aquele em que não amamos e somos felizes.

Amemos, portanto; e partilhemos o nosso amor. Carinho e companhia, quando divididos, se multiplicam e preenchem os vazios que possam existir entre nós e nos nossos corações.

Economizemos palavras que possam magoar, ou afastar-nos um do outro. Sejamos pródigos em carícias, abraços e beijos. Aproveitemos cada momento, para confessar o nosso amor.

Amanhã, alguém pode não estar ao nosso lado.        


Perdemos alguém querido. Minha homenagem e saudade a d. Rosa. 

Comentários

  1. Yo creo que uno debe vivir el momento y a mar con fuerza y decirlo. No pensar en el mañana por que el mañana esta muy lejos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é exatamente o ponto, JP: o amanhã, que julgamos tão perto, às vezes não chega. Vivamos, pois, cada momento! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.

      Excluir
  2. As perdas são trisrtes! Meus sentimentos pra vocês! E o texto maravilhoso e verdadeiro! Não esperemos o amanhã...Pode ser tarde! abraços, fiquem bem! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Chica! Ela se foi em paz... como viveu; e isto sempre reconforta. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

      Excluir
  3. É maravilhoso quando demos valor à nossa vida, quando damos valor em quem está do nosso lado.
    Pois um dia pode ser tarde.
    Bela reflexão, parabéns.
    Abraço mineiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Larissa: amar a vida e as pessoas a nosso lado, é razão suficiente para agradecermos por cada dia! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  4. Boa tarde de Paz, amigo Flávio!
    "A maior razão para valorizar a vida e tudo o que ela nos dá em cada dia."

    De tudo que li, deixo meu sentimento de pesar... em primeiro lugar.
    Tenham o conforto divino!

    Sou muito grata a Deus por estar viva.
    Todos os dias eu Lhe agradeço.
    Também pelas maravilhas que há ao nosso redor e em nós.
    O amanhã pertence a Deus.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rosélia. E você está certa, amiga: todos os dias, temos muito que agradecer a Deus; a Ele pertence o amanhã! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  5. Yazınız o kadar anlamlı ve güzel ki... Çok beğendim. Dediklerinize sonuna kadar katılıyorum. Günümüzü dolu dolu yaşamalı ve sevgimizi kısıtlamamız gerekiyor. Bugün yanımızda olan yarın olmayabilir. Her zaman söylediğim bir söz vardır, ''Değer vaktinde güzeldir.'' diye. Yazınız buna çok güzel uydu. Geç kalmamak lazım bazı şeylere. Sevgiyle kalın. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo, Pelis: o amor é uma das coisas que nunca devemos deixar para amanhã! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  6. Olá, Flávio!
    O importante é amar em vida. O amanhã é desconhecido.
    Meus pêsames pela vossa amiga.
    O vídeo, que já conhecia, é lindíssimo.
    Abraço e boa semana, com amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Céu; a saudade fica, mas sabemos que a vida precisa continuar. Prefiro não lamentar a perda, mas agradecer pela dádiva que foi a convivência. Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

      Excluir
  7. Olá, Flavio! Seu texto é uma reflexão profunda sobre a efemeridade da vida e a importância de expressar nosso amor enquanto temos a oportunidade. A lembrança constante da finitude nos convida a valorizar cada momento e a compartilhar afeto com aqueles que amamos. Parabéns! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua visita é uma alegria e uma honra, amigo! E concordo inteiramente com você, sobre a efemeridade da vida e a importância de expressar nosso amor, em todos os momentos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  8. Olá, Flávio! Prazer!
    Passando para conhecer você e seu blog e amei seu texto.
    A morte é a única certeza da vida e ainda assim nos pega de jeito quando chega, são tantos os sentimentos, e a necessidade de aprender a viver agora sem a pessoa em nossa vida é algo que, além de ressignificar, precisamos entender a importância de viver o luto. Adorei seu post!
    Abraços.
    Sheila (She)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom conhecer você, She(ila)! :) E achei muita boa a colocação: "... além de ressignificar, precisamos entender a importância de viver o luto.". É algo que só com as perdas aprendemos! Meu abraço, obrigado, bom resto de semana. E volte sempre: a casa é nossa! :)

      Excluir
  9. Boa tarde Amigo Flávio,
    Um texto comovente e tão verdadeiro.
    Os meus sentimentos pela vossa perda.
    É em vida e em cada dia que devemos amar nossos entes queridos e oferecer-lhes nossos afetos!
    Depois pode ser tarde demais.
    Que a nossa vida seja pautada pelo amor e atenção e aproveitar e desfrutar cada momento que possamos estar juntos.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Emília! E como concordo com o que você disse: "Que a nossa vida seja pautada pelo amor e atenção e aproveitar e desfrutar cada momento que possamos estar juntos."! É bem por aí, amiga: todo o tempo que passamos com os seres amados ainda é pouco, eis algo que aprendi! Meu abraço, amiga; obrigado e bom resto de semana!

      Excluir
  10. Bom dia, Flávio
    Que Deus conforte teu coração e dos familiares e amigos, lindo texto, a vida é um vapor, que possamos valorizar cada momento as pessoas que estão ao nosso lado, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucinalva! Cada perda nos faz sentir que, como você bem disse, a vida é um vapor e precisamos valorizar as pessoas que amamos, em todos os momentos! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  11. Muito sábio, como sempre!
    Gratíssima!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato sou eu, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

      Excluir
  12. Es bueno reflexionar sobre tu escrito y tienes razón en todo lo que dices-
    En nuestro caminar por la vida, que siempre vamos corriendo a todas partes, son muchas las veces que pasamos por alto el agradecer todo aquello que tenemos y disfrutamos: comida, trabajo, amor, vida, salud.
    De vez en cuando es necesario tomar un descanso y valorar lo que tenemos, el diálogo es algo de lo que en muchas familias se reprime o carece.
    Nunca es tarde para dar y recibir amor, es la única forma para que, cuando llegue el día de perder a un ser querido, no nos arrepintamos de aquello que dejamos de hacer.
    Cariños.
    Kasioles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande verdade você disse, Kasioles: nas correrias da vida, muitas vezes esquecemos de agradecer por tudo que temos, principalmente pelas pessoas ao nosso lado. E assim, quando perdemos alguém, às vezes dói ainda mais do que a saudade o fato de não termos falado do nosso amor! Obrigado, volte sempre: a casa é nossa! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  13. Tem alguns filósofos que falam que a gente precisa
    ver a morte como companheira. Tendo a morte como companheira
    a tendência é dar mais valor a vida.
    Não somos preparados para falar de morte... mas deveríamos.
    Os tempos nos remetem a pensar sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais ou menos assim que penso, Janicce: é como se, de alguma forma, quiséssemos negar a certeza da morte. Mas, quando a aceitamos, ela nos ensina a valorizar a vida, e agradecer por tudo que ela nos traz. Meu abraço, amiga, obrigado. Bom resto de semana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas