O JOGO DA VIDA

 


Não sei se você joga dominó, baralho, damas ou xadrez.

Mas, se joga, você sabe que quem melhor vê o jogo não é o jogador; são as pessoas que estão de fora, apreciando. Essas veem tudo e podem decidir melhor.

Quem está envolvido no jogo e não vê o quadro todo, muitas vezes escolhe errado; no calor do momento, acaba tomando decisões que o levam a perder.

Isto posto, lembre-se que você está inteiramente envolvido no jogo mais importante que existe: a sua vida. Por isso, talvez eu possa lhe dar um conselho.

E o meu conselho é simples: viva! A vida é um sopro, e ninguém sabe quando acaba; por isto, acho que é perdido cada momento em que não se é feliz.

Pense nisto. E, se você tem o que precisa para viver, concentre-se em ser feliz e agradecer. Esqueça as preocupações menores, que só lhe trazem prejuízos.

Não se preocupe tanto com a arrumação da casa, a roupa para a festa ou o jeito do seu cabelo. Não esquente com a situação da novela, ou a areia na rua.

Que importa, se o vizinho estaciona de um jeito que você acha errado? Ou se o casal do apartamento de cima vive discutindo, ou se o seu carro está sujo?

Vou repetir: a vida é um sopro. E, se este fosse o seu último momento, valeria a pena estar aborrecido por qualquer destes motivos, que agora parecem sérios?

Vale a pena a casa brilhando, se o cansaço afasta o seu próprio brilho? Se as costas doem por causa da faxina e a sua inquietação contagia todos ao redor?

Vale a pena qualquer coisa que não seja viver? Se as preocupações afetam a sua alegria, o seu prazer de viver, será mesmo que elas são tão importantes?

Lembre-se: no jogo da vida, não existe segundo tempo; e muito menos prorrogação. Cada minuto que passa é um minuto a menos no seu futuro.

Claro: quando a gente é novo, nem se lembra disso. Como quem tem muito dinheiro não liga tanto para os gastos; acredita no patrimônio que julga possuir.

Mas, à medida que o tempo passa, vamos percebendo que não somos eternos. É por isso que, paradoxalmente, os jovens têm mais pressa que os velhos.

O velho atenta mais ao momento; às pequenas alegrias, à delícia que é continuar usufruindo da vida, com todas as surpresas e emoções que nos traz.

Seja esperto! Lembre-se que, muitas vezes, o encanto não está na chegada, mas na própria viagem; e em nenhum caso isso é tão verdade, como na vida.

Nesta viagem, quando você chegar simplesmente acabou. E isto não é triste; é mais uma razão para que você aproveite ao máximo os encantos de cada dia.

Sim; decerto haverá pedras no chão, para magoar seus pés, e dias em que as nuvens encobrirão o sol e a chuva molhará o seu corpo, trazendo frio e medo.

Mas sempre existirão as flores, com seu colorido e seu perfume, para alegrar sua alma. E sempre valerá a pena atentar mais às flores e menos às pedras.

Viva! É assim que você vai vencer, no jogo da vida.

Vídeo

Comentários

  1. Sabedoria de vida a cada parágrafo! Temos mesmo que viver, sem achar picuínhas...Levar a vida numa boa, no melhor jeito que conseguirmos. Adorei! A vida é mesmo assim...Num soprinho, se vai! abração, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí, Chica. E isso não é razão para temermos a morte, eu acho; apenas, para valorizarmos cada minuto de vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Bom dia, Flávio
    Que postagem maravilhosa, a vida é um sopro, que possamos viver com sabedoria, leveza, relevando bobagens que só prejudica. Gosto muito de jogar dominó, quando a família se reúne em casa de praia a diversão é certa kkkkk. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom jogar um dominó, sim, Lucinalva; aqui em casa, todo mundo joga um pouco! Quanto à vida, essa é a sabedoria: relevar as bobagens e aproveitar os momentos felizes! Obrigado, bom fim de semana; meu abraço.

      Excluir
  3. Um texto muito bem escrito e com uma profunda e correcta reflexão sobre a vida e a melhor maneira de estarmos sobre a Terra.

    Meu querido amigo, que sua semana seja linda .

    Receba meu caloroso abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, São! E estamos de acordo, amiga: a alegria é a melhor maneira de estarmos sobre a Terra! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Olá Flávio
    Acredito que a melhor forma de viver a vida é a gratidão.
    Ter o coração agradecido por tudo na vida é o segredo.
    Dar valor nas mínimas coisas é o meu conselho.
    Abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábio conselho, Larissa: dar valor às mínimas coisas, e ser grato por tudo que se recebe! Assim também penso, amiga. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. La reflexión profunda vale nuestra vida sobre tonterías a las que le damos más valor que a lo que realmente cuenta. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não é, JP? Muitas vezes nos sentimos infelizes, por coisas que não são importantes! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  6. Olá :)
    Esta excelente reflexão, eu ainda não tinha comentado, ao contrário do Flávio que como bem jurou já tinha comentado a minha publicação :) mas não faz mal, é sempre bom .
    Que mesmo em tempos mais escuros, não se perca a capacidade de acreditar que a luz está lá, que cada dia que passa é um presente.
    Gosto de jogar dominó. Em criança jogava com o meu pai, era o único jogo que ele jogava. Hoje jogo com os meus netos .
    Deixo abraço e brisas doces ****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga não, Maria; o Flávio é meio tonto, mesmo;). E foi muito bom reler o teu texto! Interessante: também aprendi o dominó com o meu pai, um português de Aveiro; repassei o aprendizado a todos os meus filhos! E como estás certa: cada dia que passa é um presente! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  7. Boa tarde Amigo Flávio,
    Mais uma das suas pérolas recheadas de conhecimento.
    A vida é mesmo para ser vivida o melhor possível e tenho vindo a aperceber-me, que à medida que os anos vão avançando lhe damos mais valor, não dando tanta importância a factos menores, que antes eram uma preocupação.
    A vida passa muito depressa e não podermos descuidarmo-nos, porque num instante se vai.
    Obrigada, Amigo, por seus preciosos conselhos.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estás retificando o anagrama, não é? ;) Acredita que nunca o havia percebido?! :) Quanto ao comentário, inteiramente de acordo contigo: "A vida passa muito depressa e não podermos descuidarmo-nos, porque num instante se vai."; que nunca nos esqueçamos disto! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  8. Muito belo, verdadeiro e reflexivo. Muito grata!

    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que falarei besteira, mas tudo bem.
      Concordo, respeito e lamento se o desenvolvimento do relato aponta para os mais idosos que os meus avós. Quanto a introdução só tenho a dizer que. Olhar o jogo de fora é dar palpite, é legal, dá um certo poder ao palpiteiro. Percebo ao meter o bedelho no jogo alheio. Por que não concordo com a introdução?, me perguntaria Dona Catiaho, que lê tudo que escreve em qualquer lugar. Não concordo porque meu pai, que joga xadrez muito bem, deu palpite no jogo que a tevê transmitia em que o chinês (acho que é chinês) Ding Liren, também não sei se é assim que se escreve essa coisa, venceu no ano passado. Meu pai apontou 5 movimentos feitos errados, mesmo assim o cara venceu. Sei que não é de exceção que o senhor vem tratar, eu entendo, mas, não fosse tal pretexto, eu não estaria dizendo que jogar eu não jogo, jogo nenhum, mas gosto de dar pitacos. Principalmente quando erro, quer dizer, sempre. Faço isso porque tenho 50% de chance de provar que não estou falando besteira. hahahaha.
      Um abraço, bom dia e, novamente, as duas palavras que a sua escrita merece: PARA BÉNS.

      Excluir
    2. Grato sou eu, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, amiga, e obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
    3. Falou besteira, não, Rô; aliás, leio você sempre e ainda não a vi fazendo isso! :) Entendi o seu ponto de vista e concordo: 50% é uma boa chance para arriscar! Mas, acredite: quanto mais a gente vive, mais entende que a melhor jogada é viver bem cada minuto! Aproveite a juventude, e viva melhor do que a gente! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  9. Olá, Flavio! Seu texto é um lembrete poderoso para vivermos nossas vidas ao máximo, apreciando as ‘flores’ ao longo do caminho, em vez de nos concentrarmos nas ‘pedras’ que encontramos. Gratidão pela visita e espero que retorne! Nosso amigo Silvio é super gente boa. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinho, olha aqui e que ninguém nos ouça: “que rasgação de seda entre o Beto e você, hein! (risos) Não é ciúmes não, viu! Gosto de sacanear os amigos, principalmente os amigos dos meus amigos”.

      Excluir
    2. É como você vê, Beto: o mestre Sílvio realmente é único: tanto no escrever, quanto na forma de ser. Gosto muito desse cara; mas gostei muito também do seu blog; você é fera, e pode crer que vou retornar, sim! Vou lá buscar as "flores", para enfrentar as "pedras". ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
    3. Você sempre me ensinando coisas, mestre Silvio: agora, é como responder a dois, num comentário conjunto. Sei que você não tem ciúme: amigo tem é alegria de ver os amigos amigos! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  10. É como diz, devemos preocuparmo-nos em viver a vida.
    Não vale a pena perdermo-nos com assuntos de somenos importância, que nada adiantam para o nosso dia a dia.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, Juvenal! Pena é que às vezes demoramos muito para aprender isso. Mas o bom é que aprendemos; uma das vantagens da idade, eu acho, é que sentimos mais a vida! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  11. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    "Sempre existirão as flores, com seu colorido e seu perfume, para alegrar sua alma. E sempre valerá a pena atentar mais às flores e menos às pedras."
    Tão, mais tão lindo!
    Fico com o perfume poético das flores que aqui encontrei.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Rosélia; a mesma paz te desejo, amiga! Muito me agrada saber que aqui encontras flores; pois as colho em profusão, nos teus jardins! Meu abraço, amiga; boa semana .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas