O CULTIVO DA SOLIDÃO

 


Tanto tememos a solidão!

Tanto nos queixamos da solidão!

E, muitas vezes, cultivamos a nossa própria solidão; minuto a minuto, hora a hora, dia a dia.

Assim como a borboleta, que tem à sua disposição a liberdade infinita do céu, a beleza e o alimento dos prados e flores; e, entretanto, é atraída pelo brilho falso da lâmpada, que a matará.

Assim, somos atraídos pelo brilho falso dos valores do mundo. E nos perdemos na luta por um ganho maior, um novo carro, as roupas e os assuntos da moda.

Nessa luta, desperdiçamos nosso maior capital: o tempo. E nos afastamos daquilo que nos faria felizes: nosso sonho. Em nome do orgulho, desprezamos a verdade.

Um filho nos procura, no carinho ingênuo da infância. E quer dividir conosco a nova descoberta do mundo: o vaga-lume que brilha na garrafa, ou a menina bonita que mora ao lado. 

Porém, as nossas preocupações estão nas contas a pagar, nas obrigações do trabalho... e apenas o mandamos calar. E, um dia, os filhos crescem e se vão, sem que os deixemos ter estado verdadeiramente conosco.

Então, culpamos os filhos.

A pessoa a quem amamos nos procura, em busca de carinho. E estamos cansados, após um dia de trabalho. Então, pedimos silêncio e paz... temos direito ao nosso descanso, a ver tranquilamente o jornal ou a novela.

E, um dia, a pessoa desiste e se vai, sem que saibamos ter dividido o nosso tempo e multiplicado o nosso amor.

 A quem podemos culpar, por nossa solidão?

Vídeo

Texto inédito, escrito em 2000 e encontrado agora, em meu PC.

Comentários

  1. Que beleza e tantas verdades aqui,Flávio!
    Tantas vezes, mesmo sem perceber, vamos desistindo das presenças e ficando apenas com nossos problemas. Adorei ler! abração, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim acontece muitas vezes, Chica. No amor, há momentos em que precisamos rever as nossas prioridades. Obrigado, bom fim de semana; meu abraço!

      Excluir
  2. Olá Flávio,
    A solidão é um bem imenso
    Nela encontramos a nós mesmos e a Deus
    que é o bem supremo.
    Amei o texto, abraço e bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Larissa: é no silêncio, que mais sentimos a presença de Deus! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Olá Flavio :)
    Gostei muito do que escreveu.
    A solidão de uma forma geral assusta quase todo o mundo.
    Ao longo da vida , muitas vezes, nada fazemos e depois quando estamos mais fragilizados mais dependentes, sentimos que não temos ninguém com quem partilhar os nossos momentos.
    Li faz algum tempo, que o século atual podia ser apelidado como o da solidão, afectando todas as faixas etárias.
    A mim a solidão que mais me assusta é aquela que tendo alguém ao nosso lado, não nos impede de a sentir.
    Deixo abraço e agradecimento pela sua passagem no Parapeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer, Maria; gosto dos seus textos, e é muito bom ver você de volta! Essa, a que você se refere, é a que chamo de "solidão acompanhada": em que a pessoa se sente só e nem tem o direito de estar só; também acho que é a pior de todas! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Boa tarde Amigo Flávio,
    Um texto que aborda um tema sobre o qual tenho alguns receios.
    Sempre gostei de ter os meus tempos e espaço, mas à medida que a idade avança, não aprecio estar só, embora me encontre numa fase de ultrapassar essas inseguranças, sem razão de ser.
    Há tempo para tudo e desperdiçar o tempo com futilidades não tem a ver comigo.
    Há que saber ocupar bem nossos tempos no sentido de nos sentirmos mais preenchidos.
    Penso que o principal é vencer mesmo nossas inseguranças e falo por mim.
    Belo texto tinha guardado e tão atual.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem o que dizes, Ailime: "Há que saber ocupar bem nossos tempos no sentido de nos sentirmos mais preenchidos.". Pessoalmente, aprecio a solidão, desde que opcional; às vezes precisamos dela, por um tempo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  5. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Um texto emocionante.
    Verdadeiro demais...
    Quando escorraçados, pela solidão alheia, nosso emocional acaba por nos proteger do abandono, nos faz desistir de tanta humilhação.
    Só quem convive con a solidão alheia sabe da veracidade de suas palavras.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Rosélia. Acho que precisamos cuidar sempre, amiga; às vezes, permitimos que as pessoas amadas se vejam perdidas nessa solidão. Meu abraço, bom ver você de volta! Bom fim de semana.

      Excluir
  6. Fui lá no seu blog e encontrei
    uma despedida! Então corri até aqui
    e constato que é tão bom quanto
    o outro . Mas sobre solidão...
    vou comentar não. Beijos
    AliceAlquimia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alice; bom saber que você gostou, e a sua presença é sempre muito bem-vinda! O tema é meio, digamos, desanimador, não é? ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  7. Muito bom. Um dia, quando damos conta, é tarde demais.

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fa; principalmente no que se refere aos filhos. Eles crescem muito rapidamente, e não podemos perder nenhum momento do seu tempo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  8. Profunda reflexión amar requiere tiempo paciencia y esfuerzo. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, JP: por vezes, o amor requer um pouco de paciência e esforço. Mas vale a pena! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  9. Great article and good blog. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vicky. O mesmo desejo a você, amigo! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir
  10. Texto y video magnificos, nos presentas bien que somos responsables en muchas ocasiones de la soledad que tenemos y sentimos, y que hemos provocado de manera inconscientre
    Me ha gystado mucho Flavio, un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma triste verdade, não é, Carmen? Muitas vezes, somos os responsáveis por nossa própria solidão! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas