AMAR É...

 


Lembra daqueles bonequinhos do "Amar é..."?

Aquele casalzinho engraçado, que foi uma febre, há alguns anos? Duas figurinhas simpáticas e ingênuas, sempre com uma frase sobre o amor?

Se não me engano, começou com um filme que todo mundo assistiu, na época: "Love Story". A protagonista dizia: "Amar é nunca ter que pedir perdão".

Primeiro, fizeram um desenho com essa frase. Diante do sucesso, vieram muitos desenhos e muitas frases legais, sobre diversas nuances do amor.

Eram tempos mais românticos, menos corridos. Tempos de mão na mão, olhos nos olhos, beijos no rosto e não necessariamente corpo no corpo.

Tempos de mais sonhos e menos sexo. De poesias e músicas sentimentais; de cartas e bilhetes de amor. Não existiam e-mails e mensagens no zap.

Hoje, vi na internet uma dessas figurinhas. Ela me levou ao passado e me fez perceber que, na verdade, o amor é complexo; é muitas coisas.

Mas, com certeza, não é liberdade. Ao contrário: é uma espécie de laço, que você não vê e lhe prende a alguém. Se você quer ser livre, desista de amar.

E, se você quer amar, desista de ser livre. Porque amar pressupõe um vínculo; dos mais fortes que existem. Para se livrar dele, você tem que deixar de amar.

Então, não me venha falar de amor e liberdade; isso é conversa de poetas que rimam amor com flor. E esquecem que, também, rima com dor.

Amor não é liberdade; é uma ligação entre pessoas, E não há como uma ser feliz, se a outra não o for. É a tentativa de buscarem, juntas, a felicidade.

Aprendi isso, ao longo dos anos. Muitas vezes contrariei e contrario a minha vontade, em favor de outra. E, confesso, não me incomodo muito com isso. 

Não me importo de ser o que mais ama. Este é o que mais cede, sempre; o outro, aquele que somente curte o lance, não é tão ligado no que venha a acontecer.

Amar é apenas amar. E, acredite, não importa o que você pense sobre o amor; a menos que ele chegue, alguma vez, ao seu próprio coração.

Já pensou em tentar explicar a um cego como é o nascer do sol? Ou a um surdo a magia da música? Assim seria explicar o amor, a quem nunca o conheceu.

Assim como explicar a amarga doçura da saudade, a inquietação da incerteza e a plenitude de sentir-se amado; a troca de sensações, em um simples beijo.  

Porque nada há, em qualquer um deles, que possa ser explicado; beleza, enlevo, alegria e tristeza existem somente para quem é capaz de sentí-los na alma.

E assim acontece ao amor, que é uma curiosa mistura de emoções e cria um elo invisível entre pessoas que, às vezes, há pouco nem se conheciam.

Sim: como diziam os bonequinhos, o amor é uma porção de coisas; um monte de sentimentos, às vezes contraditórios. Mas é entrega, e não liberdade.

De certa forma, é  renunciar à liberdade em busca da felicidade. 

Vídeo

Comentários

  1. Que legal e lembroi bem deles. Eu tive fronhas, lençois com eles,rs.
    E como é bom amar seja como for, sempre em busca da felicidade...Podemos até algumas liberdades perder, mas temos muito mais a ganhar do que perder! Adorei te ler! abração,mótimo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lençóis, fronhas, toalhas... um bocado de produtos, né, Chica? :) O amor sempre vende bem... e, como você diz, faz um bem enorme em nossas vidas! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  2. Amar como tu dices es dificil pero tambien te da muchas cosas . Te enseña a ser mejor y a veces a ir por caminos que no sospechabas. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você diz, JP: é difícil... mas, ao mesmo tempo, tão simples! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. olá :)
    Que ternura de publicação.
    Lembro bem deles.. Durante muito tempo, usei cá em casa algumas das frases dos bonequinhos. Uma delas para o meu marido foi : Amar é...mesmo que tenhas barriguinha :)
    Gostei muito de ler as suas palavras, tão cheias de tanto.
    Deixo abraço e brisas doces **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí, Maria: bem que essa frase pode ser usada aqui em casa; só não seria, exatamente, "inha". :) Bom fim de semana, amiga; obrigado, meu abraço.

      Excluir
  4. Así es poeta, amar es darse, dar lo mejor de ti, y como bien dices se crea un vinculo tan fuerte que te mantiene atado de por vida,
    Leerte ha sido precioso porque me identifico mucho con esa forma de pensar y amar
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que existe essa identidade de pensamentos, Carmen. E concordo: o amor é o vínculo mais forte e, ao mesmo tempo, mais suave, que podemos ter com alguém! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  5. Olá, amigo Flávio!
    Como não lembrar dos famosos bonequinhos mensageiros?
    "Tempos de mão na mão, olhos nos olhos, beijos no rosto e não necessariamente corpo no corpo."
    Que tempo puro!
    "Não me importo de ser o que mais ama"
    Eu também não... herdei foi meu pai amado set assim.
    Justamente por amar assim... intensamente...
    'A doçura da saudade' tomou conta de mim.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rosélia: assim é o amor. E este é um dos seus paradoxos: a saudade, que nos machuca, ao mesmo tempo nos consola! Bem sabe disso, quem já perdeu um ser amado. Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

      Excluir
  6. Bom dia, Flávio
    Lembro sim desses bonequinhos, são fofos demais, linda reflexão, quem ama, cuida com muito zelo e bondade, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem como você disse, Lucinalva: quem ama, cuida! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

      Excluir
  7. Boa noite Amigo Flávio,
    Sobre o meu anagrama, estou assumindo meu nome verdadeiro. Chega de anagrama:))!
    Sobre o tema, muito bom!
    Para mim o amor é falarmos apenas com os olhos e nos entendermos.
    Concordo que o amor nos vincula deixando de haver liberdade, mas no amor também deve haver a liberdade de respeitar o espaço do outro. Não necessitamos de andar sempre colados, porque desta forma cometemos o risco de asfixiar o amor.
    De resto completamente de acordo com seu sábio pensamento.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aderi, Emília: às favas o anagrama! :) Faço minhas as tuas palavras: "o amor nos vincula deixando de haver liberdade, mas no amor também deve haver a liberdade de respeitar o espaço do outro. Não necessitamos de andar sempre colados, porque desta forma cometemos o risco de asfixiar o amor.". Meu autor favorito, Gibran, disse: "... que haja espaços na vossa junção, e que os ventos do céu dancem entre vós.". Isso é sábio... e lindo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  8. O texto que escreve faz todo o sentido. O amor, na sua simplicidade, não deixa de ser compexo.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Juvenal; e estou completamente de acordo: o amor, na sua simplicidade, tem a complexidade de nossas almas. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amigo!

      Excluir
  9. Flávio,
    Ler seu texto foi como abrir uma cápsula do tempo, trazendo à tona a nostalgia dos tempos mais românticos e menos apressados. A referência aos bonequinhos do “Amar é…” evoca uma era de simplicidade e sinceridade nos sentimentos, onde o amor era expresso em gestos ternos e palavras gentis, não apenas em ações físicas.
    Sua reflexão sobre o amor ser mais do que simples liberdade é um lembrete poderoso de que o verdadeiro amor envolve sacrifício, compreensão e, acima de tudo, a vontade de colocar a felicidade do outro à frente da própria. Isso não é uma restrição, mas uma escolha consciente que reflete a profundidade do sentimento.
    Em suma, seu texto é um belo tributo à complexidade e à beleza do amor. Ele nos lembra que, embora o amor possa ser acompanhado por dor e sacrifício, é também a fonte de algumas das nossas experiências mais ricas e gratificantes.
    Peço desculpas pelo meu hábito de não responder. Uma maneira de conciliar várias coisas ao mesmo tempo. Creio que o amigo irá entender. Feliz com essa nossa amizade!
    Um grande abraço! Postei lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o risco de ler um idoso, Beto: abrir uma cápsula do tempo. :) E o que você disse é verdade: "... embora o amor possa ser acompanhado por dor e sacrifício, é também a fonte de algumas das nossas experiências mais ricas e gratificantes.". Com certeza! Não se preocupe com respostas; o importante é a nossa amizade! Meu abraço, obrigado, e bom fim de semana!

      Excluir
  10. Lembro-me bem desses bonequinhos, de um tempo como tão bem descreve.
    Gostei muito do seu texto feito de sábias palavras.

    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos nós, com mais alguns anos, os conhecemos e amamos; não é, Fa? :) Bom saber que gostaste! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas