UM DIA DEPOIS DO OUTRO

 

É, sempre, um dia depois do outro.

E, se assim é, de que adianta a nossa revolta e a inconformidade, perante as coisas do mundo? A menos que tentemos fazer algo, para mudar a realidade.

Fora isso, melhor nos conformarmos com as coisas como são. O sol continuará a nascer, todos os dias; e à noite iremos dormir, para acordar em outra manhã.

Assim será, até que chegue a parada e desçamos do trem. Se nada fizermos para mudar as coisas, mal seremos lembrados pelos vizinhos de assento.

Não sei para você. Para mim, está tudo bem; estou satisfeito com o andar do trem, e não me arrependo de não haver desembarcado em outra estação.

A estas alturas, apenas me preocupo com as estações que virão. E nem tanto por mim, mas pelos companheiros de viagem, que a vida me trouxe.

Em cada dia, faço questão de repetir, para as pessoas que amo, o quanto as amo; como são bonitas e especiais, e como sou afortunado em conhecê-las.

Assim, se a minha parada chegar de repente, ao menos não descerei com este remorso. Acho que é muito triste, a vontade de declarar amor a quem já se foi.

Porque poderíamos tê-lo declarado, enquanto as pessoas estavam aqui. Falar aos seus ouvidos, enquanto poderiam ter-nos ouvido e entendido o nosso amor.

Acho que, na verdade, o luto está nas carícias que não fizemos; nos momentos em que nos absorvemos em outras coisas, que depois nos parecem pequenas.

Acho que cada palavra de amor não dita, é como a gota de orvalho que não caiu sobre uma flor; como a pérola que permaneceu encerrada na concha, sem brilho.

Acho que cada beijo não dado, é uma história que não foi contada; que cada carícia não feita, é um prazer que foi perdido; que cada minuto sem amor é triste.

Acho que a maior perda é não declarar o seu amor. É não ter a honestidade de admitir que você ama, e que a pessoa amada é o ser mais importante do mundo.

Porque ele pode desembarcar do trem, amanhã. E continuará a ser o mais importante; só que você não terá mais como dizer isso a ele, que já se foi.

Aproveite, portanto, cada manhã; e, enquanto o sol nasce, fale sobre o seu amor. Quem sabe se, à tarde, você não estará lamentando a partida inesperada?

Aproveite cada carícia. Abandone as preocupações e se envolva nos braços de quem você ama. Porque a perspectiva muda de repente, quando você está só.

Hoje, se ele está com você, é o seu dia. O dia de sentir o sol e o vento em seus rostos, o amor e a sensação de companhia em suas almas; é o dia de viver.

Não tenho como lhe dizer isto; apenas, posso falar que me envolvo em cada carinho; que sou sincero em cada palavra que digo, em cada frase de amor.

E apenas posso sugerir que você entregue o seu amor. Porque o amor não se extingue, quando o ser amado se vai. Ele apenas se transforma em saudade.

E no remorso de não tê-lo vivido o quanto poderia. 

Comentários

  1. Lindas e tão reflexivas palavras.Precisamos mesmo curtir, aproveitar a presença carinhosa dos que amamos...Valorizar cada gesto, curtir a cum´plicidade de nem precisar falar, pois um já sabe o que o outro quer. Belos e sábios conselhos!Adorei! abração, tudo de bom, linda semana nova! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Chica: aproveitar o tempo e a companhia, sempre! O tempo passa e é bem melhor ter belas lembranças do que arrependimento! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  2. Bom dia Amigo Flávio,
    Um texto muito belo e tão verdadeiro.
    Assim deveria ser nossa postura perante a vida, declarando nosso amor a quem está do nosso lado, no dia a dia da nossa viagem.
    Depois quando a viagem termina já não teremos essa possibilidade e ficará decerto o arrependimento.
    Saibamos viver em cada dia, cada um de seu jeito, a plenitude do amor.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destaco esta frase, Ailime, que, ao meu ver, resume tudo: "Saibamos viver em cada dia, cada um de seu jeito, a plenitude do amor.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  3. Lindas e sábias palavras, como sempre. Muito grata pela bela reflexão que me trouxe.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Profunda reflexión. Uno siempre debe dar su amor con palabras y actos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, JP! Cada minuto em que não o fazemos, é perdido! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas