PESSOAS QUE BRILHAM



Você sabe o que é "back light"?

É um recurso de publicidade: uma armação, com luzes internas, coberta por uma lona translúcida; como a luz vem de trás, as figuras sobre a lona se destacam.

Não consigo me livrar da ideia de que algumas pessoas têm esse "back light"; Essa luz especial, que as faz brilhar e destacar-se entre todas as outras.

E, creia, não se trata apenas de beleza. Elas costumam, sim, ser bonitas; mas é muito mais do que isso: é uma luz que vem de dentro, e as torna diferentes.

Nem é apenas o carisma. Bem verdade que elas normalmente o têm, mas é algo que vai além disso; como se trouxessem consigo um sopro de calor, de vida.

Eu conheço algumas pessoas assim; e você também deve conhecer. Deve existir alguém em quem você percebe esse brilho especial, essa luz indefinível.

Pode ser alguém de quem você gosta; o amor sempre nos faz achar que a pessoa amada é muito especial. Mas, acredite, também pode não ser.

Essas pessoas são, realmente, diferentes. E não precisam ser extremamente bonitas; podem ter alguma imperfeição física, mas ninguém consegue notar.

Quando alguém assim entra em qualquer lugar, se destaca de imediato; é como se um holofote acompanhasse o seu andar, deixando na sombra todos os outros.

São pessoas que confiam em si mesmas; e amam profundamente a Vida. A mesma vida que deixam reluzir em seus olhos e florescer em seu sorriso.  

E, quando essa pessoa sorri, é como se o mundo se apagasse ao redor; como se aquele sorriso fosse tudo o que existisse. Você se sente feliz, ao vê-la sorrir.

Não sei explicar bem esse conceito. Mas tenho certeza de que, se você conhece alguém assim, vai entender. Porque é impossível deixar de notar essa pessoa.

Entre nós existem o concertista, o afinador e o carregador de piano. E, embora todos sejamos necessários ao concerto, é sempre o artista que a luz ilumina.

Na plateia, ficamos na sombra. Acho bom que assim seja, para que melhor possamos ouvir a melodia e observar o músico; para desfrutarmos de tudo.

Pessoalmente, gosto de estar na plateia. Ou de segurar o holofote, para enfocar o artista; nunca me senti muito bem sobre o palco, ou sob o foco das luzes. 

Apenas, admiro as pessoas que brilham. E vejo que não são elas as maiores beneficiadas com seu brilho; mas os outros, que têm a sorte de reconhecê-lo.

Encanto-me com a beleza das estrelas. Mas sei que é preciso o negror do céu noturno, para que as possamos ver na plenitude e na magia do seu brilho.

E não é por acaso que quase sempre o interior dos estojos de joias é forrado de veludo escuro; a simplicidade do tecido realça o brilho fascinante das peças.

Não faço questão de brilhar; como não me importo de não ter nascido com uma bela voz. Sinto-me feliz em ver alguém assim, como em ouvir uma bela canção.

Porque a luz não ilumina quem a espalha, mas aqueles que a percebem.

Vídeo

Comentários

  1. Lindo texto! Linda música! Vc é uma dessas pessoas especiais, que brilham e é esse escritor, esse poeta, genial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pinha. Mas eu não me vejo assim, não. Com certeza, aqui em casa quem brilha é você! :) Beijão, bom fim de semana.

      Excluir
  2. Mesmo que não queiras, teu brilho aparece na blogosfera e creio em quem te conhece pessoalmente. É notado o teu brilho e acabo de ler mais um texto que isso mostra!
    Puxa, inicio o meu dia ,após ler teu texto, fui ver o vídeo e encontro LUIS VIEIRA e, coincidentemente ou não, ontem tivemos a quase confirmação( aguardando biópsia) de uma doença grave de minha irmã que simplesmente adora esse menino passarinho, o Luis. Seja um bom sinal esse! Na 4 feira saberemos...
    Adorei! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, Chica: gosto muito de escrever; mas, acredite, prefiro ficar nos bastidores. O palco não é comigo. :) Junto-me à torcida e às orações por sua irmã, amiga; dê-me notícias dela, sim? Com Deus, tudo é possível! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana

      Excluir
  3. Profunda reflexión. Yo creo que son las personas que tienen un buen corazón. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, JP. Elas normalmente são bondosas, sim; mas o brilho pessoal é independente disso, eu acho. Elas são como as estrelas: simplesmente brilham. :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  4. Olá!
    Venho agradecer a gentil visita
    Seja bem vindo!
    Amei seu texto, bem profundo e poético.
    Abraço cordial, Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer, Larissa. Gosto muito do que você escreve, faz tempo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

      Excluir
  5. O que vou dizer depois de tudo isso...
    Só que adorei!
    Boa entrada de mês de março.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Janicce; também adoro a sua casa e o seu jardim! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  6. Belas palavras, meu amigo.

    Parabéns pela expressão de uma realidade que não é assim tão frequente quanto isso , mas , sim, existe.

    Caloroso abraço, feliz final do segundo mês de 2024.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também as percebe, não é, São? Tenho certeza disso! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  7. Um belíssimo texto, sobre um conceito muito especial. Há pessoas que brilham, de facto, mas nunca me tinha debruçado sobre isso... Gostei. Muito grata!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não te debruçaste, Fa... mas, com a tua sensibilidade, decerto as percebeste! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  8. Bom dia, Flávio
    Linda reflexão e imagem, que a luz de Cristo brilhe sempre em nossos corações, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja, Lucinalva; é ela que nos orienta! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  9. Boa tarde Amigo Flávio,
    Que texto tão belo, de alguém que nos traz semanalmente o reflexo do seu brilho interior, na forma como apresenta os temas, fazendo-nos pensar e ajudando-nos, falo por mim, a ser melhores.
    Um assunto sobre o qual nunca tinha pensado e que me deixou a refletir.
    Obrigada, Amigo, por mais um belo momento, para o qual fico sem mais palavras.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as tuas palavras, Ailime, e tenho certeza de que já percebeste essa luz, em algumas pessoas. Bem conheço a tua sensibilidade, através dos teus belos poemas! Meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  10. É como dizes, meu querido amigo: há pessoas que brilham.
    O que mais me seduz nelas, dum modo geral, é o sorriso. Eu costumo dizer, acerca duma pessoa que conheço, assim, quando sorri: parece que nasce o sol! É o que sinto.
    Também não gosto muito de estar na ribalta - e isso já me aconteceu algumas vezes. Gosto de estar no meu canto, observando, ouvindo e... registando. 😉
    Abraço apertado. Fica bem.

    Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assim penso, amiga! É bem como dizes: do seu sorriso, parece nascer o sol! Quanto a estar na ribalta, também passei por isso, algumas vezes... poucas, felizmente! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

      Excluir
  11. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Tinha perdido seu post tão lindo.
    "Não é por acaso que quase sempre o interior dos estojos de joias é forrado de veludo escuro; a simplicidade do tecido realça o brilho fascinante das peças."
    O parágrafo que recortei aqui é, simplesmente, de uma beleza deslumbrante.
    Você brilhou em sua escrita.
    Muito obrigada por nos instigar a sermos luz pafa os semelhantes.
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rosélia. Você me fez lembrar algo que li, não sei onde: "Aquele que acende uma luz é o primeiro a se beneficiar da claridade.". Muito bom saber que você está bem, amiga; sua presença é sempre uma alegria! Meu abraço, bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas