O RESTAURANTE DA VIDA


 

A conta sempre chega.

Esta é uma das lições mais importantes que aprendi, em 75 anos. A vida é como um restaurante: você pode escolher o prato que quiser, mas precisa estar pronto para pagar a conta. 

Porque, não se engane, um dia ela vai chegar; e aí, não vai dar pra correr. O restaurante da vida não transfere cobranças, não aceita cartão de crédito, nem permite que você vá pra cozinha lavar pratos.

Sei que todos somos imediatistas e costumamos fazer as nossas escolhas visando o que é melhor para o momento. É assim que, muitas vezes, criamos armadilhas para nós mesmos, no futuro.

Quando digo isto, não me refiro a um futuro distante; e muito menos ao outro mundo, ou a hipotéticas reencarnações vindouras. Pode demorar mais ou menos tempo, mas a conta virá para cada um.

Deixe-me dar um exemplo simples: se você exagera na bebida, a ressaca é certa; e chega logo na manhã seguinte. Se você bebe, ou bebeu, lembra-se que já disse a célebre frase: "Não bebo mais!".

Dificilmente, terá cumprido a promessa; como eu já disse, somos imediatistas. Mas o ponto está provado. Ou podemos citar outro: se você não zela pela saúde, ficará doente com mais frequência e gravidade.

Os exemplos são incontáveis, porque são infinitas as escolhas. E vale repetir: você tem o direito de escolher o prato, mas lembre-se que cada um deles vai gerar uma conta. E será você que vai pagar. 

Por isto, pense antes de cada escolha: todas têm vantagens e desvantagens. Você deve aproveitar bem cada minuto de sua vida; até porque ninguém sabe quando esta terminará e se haverá outra.

Mas não perca de vista a conta; ela chegará, disto você pode ter certeza. Pessoalmente, já fiz muitas coisas e muitas escolhas na vida; e sempre recebi as contas, por minhas boas ou más ações e ideias.

Não alimente a esperança de dar o calote; esteja pronto, para quando a conta chegar. Até porque você precisa fazer as suas escolhas; não pode ficar à margem da vida, apenas por medo da conta.

Não viver é a conta mais alta que alguém pode pagar.

Vídeo

Comentários

  1. Peguei saindo quentinho do forno o teu post!
    UAU, que maravilha! Inspiradíssimo...Vamos VIVER, não vegetar, mas ao abrir o "cardápio" da vida, façamos boas escolhas, pois mais cedo ou mais tarde a CONTA chega e, SE NÃO a pagarmos, o "SERASA "pode nos pegar,rs...
    Adorei!

    Estamos com a mesma idade e ontem, festejamos Kiko e eu, nossas Bodas de Ametista , 55 anos de casamento!

    abração ,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Chica; a você e ao Kiko! Fico muito feliz, ao saber que vocês continuam a sua história. E vêm pagando muito bem as suas contas, amiga; porque poucos são os que conseguem esse grande feito! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir
  2. Muito bom esse texto! E muito obrigado por lembrar a gente dessas coisas. Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz parte da velhice, Rô; uma das nossas funções é lembrar os mais novos das coisas que a vida nos ensinou. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  3. Great article and good review. Success for your blog ok

    ResponderExcluir
  4. El texto real y perfecto, el video de Elvis magistral.....todo un gozo ,
    gracias por compartirlo
    Un abrazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro esse vídeo, Carmen; volta e meia, ele está por aqui! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  5. Boa noite de Paz, amigo Flávio!
    Ah! Como não entramos num restaurante se não soubermos se estamos aptos a pagar a conta, assim é a vida real...
    O peixe morre pela boca, nossa gula por tudo nos leva ao precipício.
    Que saibamos nos controlar, ter prudência ao nos 'alimentarmos ' com moderação de todoo cardápio variados que a vida nos oferece.
    Será nos para o bolso do viver, sobrará até para a gorjeta dos anos pós 70...
    Excelente reflexão!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rosélia: passar dos 70 merece uma boa gorjeta! Mas lembre-se, amiga; chegar até aqui significa que pagamos todas as nossas contas. ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir
  6. Muy cierto nuestras decisiones son las que no hacen la persona que somos y como vivimos. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aí, JP: nossas decisões nos tornaram as pessoas que somos! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

      Excluir
  7. Bom dia, Flávio
    Ótima postagem, precisamos fazer as escolhas da vida com sabedoria, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E precisamos não esquecer isso, Lucinalva, porque cada dia nos traz novas escolhas! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  8. É mesmo, meu amigo! A conta sempre virá para pagar. E tantas vezes os inocentes também pagam contas que outros lhes aprontaram!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fa! Mas acredite: também essas contas serão apresentadas aos causadores, no futuro! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana

      Excluir
  9. Boa tarde Amigo Flávio,
    Gostei muito deste texto pela forma como nos apresenta as contas da vida!
    Tudo na vida tem seu custo e cabe-nos escolher os "menus" de acordo com nossas possibilidades. Não exageremos nas escolhas com muitos ingredientes, porque aí o custo será elevado.
    Transportando tudo isto para a nossa vida, saibamos levá-la regrada e talvez a possamos saborear com mais gosto a um menor custo, apesar de que este sempre vem e temos que estar preparados para pagar;))!
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem por aí, Ailime: "Transportando tudo isto para a nossa vida, saibamos levá-la regrada e talvez a possamos saborear com mais gosto a um menor custo, apesar de que este sempre vem e temos que estar preparados para pagar;))!". Assim é a vida, amiga; com certeza! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

      Excluir
  10. Somos da mesma geração : completarei 75 anos em 22/9/2024.

    Sei sem sombra de dúvida que a Lei de Retorno existe e funciona, pois aprendi isso à minha custa desde situações pouco importantes até a uma das piores experiências da minha vida.

    E não, não existem coincidências nem acasos.

    Abraço de parabéns pela reflexão tão sensata que nos oferece aqui .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me alcançarás, São; quando lá chegardes, já estarei aos 76, que completo em 10 de julho. Mas é uma honra estar na tua geração, amiga, acredita! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas