VALE A PENA SER HUMILDE

 


Quanto mais se vive, mais se aprende.

Entre as coisas que aprendi, está a necessidade de ser humilde. Porque não chegaremos a lugar algum, se não traçarmos uma rota na vida; e não podemos fazer isto, sem saber onde estamos.

A humildade é essencial, para que conheçamos o nosso lugar; não aquele onde por vezes nos querem colocar, mas onde realmente estamos. Cada homem tem o seu próprio (e merecido) lugar.

O truque consiste, justamente, em chegar ao lugar onde desejamos estar. E não falo de posição social, de riquezas, nada disso. A ideia é chegar a um ponto em que nos sentimos vivos, onde vivemos.

Entretanto, quando olho ao redor, me parece que a humildade não é bem compreendida. Tanto, que vejo usarem "humilde" como equivalente a "pobre", "sem recursos"; e não é bem por aí.

Humildade não é estágio social, não depende de dinheiro ou status. É uma qualidade que, por mais paradoxal que pareça, os grandes homens costumam ter. Porque faz parte do que eles são.

Humildade não é deixar-se espezinhar; é conhecer a si mesmo. É saber o seu potencial e as suas limitações; é preservar o seu próprio espaço no mundo e saber respeitar os espaços alheios.

Humilde não é o homem que se julga inferior às pessoas que o cercam, mas aquele que reconhece que cada um tem qualidades e defeitos, e ninguém é superior ou inferior a outro alguém.

Humilde não é aquele que não respeita a si mesmo, mas o que respeita também aos outros; é o homem que não precisa apregoar as qualidades que julga ter, porque conhece aquelas que tem.

Quem conhece a si mesmo é humilde. Porque sabe os seus pontos fracos e fortes; sabe do que é capaz e aprendeu a respeitar suas limitações. Por isso, é tolerante com as imperfeições alheias.

Tudo consiste em saber que cada um tem um lugar no mundo. Em reconhecer o seu próprio lugar; saber defendê-lo e manter-se nele, respeitando o direito que todos têm aos lugares que lhes cabem.

Ser humilde não é ser menos; pelo contrário, é ser mais. Mais sábio, mais compreensivo e de melhor convivência. Ser humilde é evoluir, subir mais um degrau na escada que nos leva à paz.

E, quando digo "paz", não me refiro a estados ou lugares hipotéticos de bem-aventurança. "Paz", para mim, é estar bem consigo mesmo; é entender que a vida não precisa ter sentido, é só viver.

Por isso, procuro cultivar a humildade. E reconheço: nem sempre é fácil; mas, neste mundo, poucas coisas que valem a pena são fáceis. É justamente por isto, que viemos a ele: para aprender mais.

E, acreditem, vale a pena ser humilde.

Vídeo


Comentários

  1. Tienes toda la razón. Ser humilde y respetuoso con los demás es algo que uno debe
    cultivar. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É algo que procuro sempre, JP. Já tive meus tempos de arrogância, mas a vida me ensinou um bocado! Meu abraço, obrigado, bom resto de semana.

      Excluir
  2. LINDO texto e a humildade é essencial. Não há porquê ser diferente...Ninguém é mais do que o outro...Adorei! abração, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente aprende, Chica, a gente aprende!... ;) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

      Excluir
  3. Olá, amigo Flávio!
    Vou por parte:
    "A ideia é chegar a um ponto em que nos sentimos vivos, onde vivemos."
    Hoje vi uma reportagem que afirmava, comprovadamente por inúmeros países que e melhor idade é mais feliz. Sim... é verdade justamente porque alcançamos mais de perto a humildade.
    "É conhecer a si mesmo. É saber o seu potencial e as suas limitações; é preservar o seu próprio espaço no mundo e saber respeitar os espaços alheios."
    Tão verdade, Flávio!
    "Cada um tem qualidades e defeitos, e ninguém é superior ou inferior a outro alguém."
    Perfeito!
    "A vida não precisa ter sentido, é só viver."
    É o que estou fazendo a cada dia...
    Se vale a pena?
    Não temos outro caminho a não ser pedir ao Divino a Graça.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes verdades, Rosélia! Acredito, sim, que a humildade nos ajude a sermos felizes; quanto à vida, só podemos pedir ao Coração do Universo que nos ensine a Viver! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
  4. Eu confesso que essa palavra humilde confunde as
    pessoas percebo aqui pelo entorno.
    É igual a palavra simples, simples não tem nada haver com simplório.
    Mas Flávio as vezes precisamos sim! resgatar os diplomas, bater
    de canudo de graduação em algumas cabeças, k em algumas situações, kkk.
    As vezes por sermos quietos passamos por tolos... nem todo mundo compreende que o silêncio possa ser virtude.
    Boa entrada de mês de abril.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas confundem, sim, Janicce; é verdade. Mas o que importa, mesmo, são as nossas convicções, não é? :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

      Excluir
  5. Bom dia, Flávio
    Que tema interessante, a humildade é uma bela virtude. Lembrei de Filipenses 2: 3-4 que diz: "Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros." Como você bem colocou: vale a pena ser humilde, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale, sim, Lucinalva; sempre vale! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga!

      Excluir
  6. Respostas
    1. E faz, Isy! Bem te ensinaram, amiga! Bom resto de semana; meu abraço, obrigado.

      Excluir
  7. Onde assino , como diz Pedro Coimbra ?

    Gostei de conhecer a canção.

    Amigo, beijinho de tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde quiseres, São; a tua assinatura valoriza qualquer texto! :) Bom que gostaste da música, amiga; também gosto muito. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

      Excluir
    2. Como siempre es un placer leerte y una enseñanza...
      todos somos imperfectos , y quizás los errores que critico en el otro sean los mismos que tengo yo, pero indiscutiblemente reconocerse, saber tus valores y desaciertos, aceptar lo que no me gusta para mejorarlo y estar orgullosa de lo positivo es maravilloso, siempre que nuestros actos sean honestos y sin hacer daño sentiremos paz...
      Me encanta leerte flavio, gracias por cada enseñanza
      Un abrazo

      Excluir
    3. Grande verdade, Carmen: muitas vezes, os erros que criticamos nos outros são aqueles que gostaríamos de cometer. Obrigado, amiga, pela gentileza de suas palavras; meu abraço, bom fim de semana!

      Excluir
  8. Penso da mesma maneira.
    Infelizmente, nem sempre sabem o significado de humildade.

    Abraços e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ser sincero, Fa, esses são cada vez em menor número; infelizmente! :( Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas